Quando falo da possibilidade de vender estoque zero, muita gente me pergunta se a loja dropshipping é confiável. A resposta é aquela de sempre: depende. Depende da loja, depende do fornecedor e depende, principalmente, da nacionalidade.
Nacionalidade? Como assim? Bom, o dropshipping se popularizou no Brasil, principalmente, por conta do avanço de indústrias chinesas que passaram a vender por aqui nesse modelo. E, devido a demora na entrega de produtos internacionais, é completamente natural que as pessoas se perguntem se loja dropshipping é confiável.
Isso vale tanto para os lojistas quanto para os próprios consumidores. E hoje, para entender melhor se loja dropshipping é ou não confiável, vou te apresentar os dois modelos mais populares hoje em dia e quais são os prós e contras. Podemos começar?

Conteúdo
Loja dropshipping é confiável? Depende
Depende de vários fatores. Primeiro, o que você considera como confiável?
Vamos supor que um lojista faz dropshipping com uma indústria chinesa e ela envia os produtos normalmente, mas o prazo é longo, podendo chegar até 60 dias. O seu consumidor, se for avisado do prazo, já sabe como funciona e não vê problema nenhum nisso.
Mas, se esse mesmo lojista não informar que o produto pode demorar 2 meses para chegar, o consumidor entende que o modelo não é confiável. Ainda pela ótica do lojista, a confiabilidade é outra coisa: o produto que eu pedi foi entregue na maioria das vezes? Se sim, é confiável. Se começam a faltar entregas, então não.
Muita gente se pergunta se loja dropshipping é confiável porque não entende a própria lógica do dropshipping internacional e não são educados no tema. E aí a problemática só aumenta.

Loja dropshipping é confiável? Dropshipping internacional X nacional
Aqui é onde as coisas ficam diferentes. Uma loja dropshipping não depende do seu estoque e do seu envio para ser confiável ou não. Ela depende da indústria parceira e da entrega.
Não estou querendo dizer, de forma alguma, que indústrias chinesas não são confiáveis. O que não é confiável é o modelo de entrega, que é feito por um navio que passa pela alfândega. Isso aumenta as chances de uma demora além do necessário.
Nesse caso, a falta de confiabilidade está em não saber exatamente quando aquele produto vai chegar – mesmo que a indústria te garanta e faça o possível para entregar em até 30 dias, vários outros problemas podem acontecer para atrasar a entrega.
Esse problema é bastante mitigado pelo dropshipping nacional. Indústrias, aqui do Brasil, que oferecem parcerias em dropshipping são as ideais para levar seus negócios, já que não há nenhum impedimento para a entrega ser efetuada. Não tem alfândega segurando mercadoria, não tem problema no porto, nada.
Então, se você quer ter certeza que a loja dropshipping é confiável em relação a data de entrega, o melhor é optar pelo modelo nacional. E até em outros pontos também. Se houver uma disputa jurídica entre você e uma indústria nacional, é o sistema brasileiro que vai resolver. Agora, na China, as coisas podem se complicar um pouco mais.

Desvantagens do dropshipping internacional
- No dropshipping internacional o risco de suas mercadorias serem taxadas pela receita é maior, além dos Correios cobrarem uma taxa extra a cada encomenda;
- É difícil garantir a qualidade do produto por conta da produção internacional e da logística, que pode avariá-la no caminho;
- Outra coisa é a dificuldade em escalar o negócio, já que você depende de uma indústria que nem no Brasil está. Daí responder a pergunta se a sua loja dropshipping é confiável fica mais complicado porque você não tem controle de todas as etapas;
- Total perda de controle do seu estoque – produtos podem estar esgotados e constarem como disponíveis no site;
- Problemas com a reputação da sua marca – muitas vezes, os clientes nem sabem que aquele produto veio da China;
- E por último, o fato de muitos pedidos serem cancelados pela demora podem ter um sério impacto financeiro no seu negócio.

Para fazer dropshipping nacional, você precisa de bons fornecedores
A parte fácil do dropshipping nacional chega quando você encontra os parceiros que você precisa. Esse é o verdadeiro dropshipping, com plena base legal para operação, por meio das leis de Venda a Ordem que cada estado possui. Isso já não se aplica no caso do internacional, que não é 100% regulamentado.
Mas, ao mesmo tempo, encontrar indústrias parceiras talvez seja a parte mais difícil de fazer um dropshipping nacional.
Eu sei disso porque acompanho o mercado e, desde que começamos com a ideia do Venda Estoque Zero (nosso sistema de Dropshipping e Crossdocking), estamos correndo atrás de parceiros para facilitar o seu dropshipping.
Você vai encontrar pela internet várias “listas” de fornecedores que trabalham com dropshipping. E aí é outro problema: como você quer que seus clientes entendam que loja dropshipping é confiável com essas listas que você não sabe nem de onde vieram?
É complicado falar assim, mas é a verdade. A maioria das pessoas busca a China como alternativa para o dropshipping porque o mercado brasileiro não está muito bem desenvolvido nessa área.
Aqui no Amplia Vendas nosso propósito é facilitar sua operação da melhor maneira possível. E isso só é possível procurando pessoas que querem trabalhar com um modelo igual ao seu.
Nós temos vários fornecedores que já querem trabalhar com dropshipping e nos nossos planos mais avançados te ajudamos a estruturar seu sistema de dropshipping. Mas é claro que a escolha é sua: seus fornecedores ou os nossos, tanto faz. O que nós queremos é te dar mais opções.

Porque você não vem saber mais? Chega de ter pessoas evitando seu e-commerce porque não sabem se loja dropshipping é confiável. Faça ser. Venha conhecer nossos planos e, se tiver dúvidas, estou aqui para te ajudar.
Um abraço e até a próxima!
