Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tendências de mercado: o que vender na internet?

A primeira coisa que todo mundo que quer vender online precisa saber é o que vender na internet. O que é tendência passageira? O que vende desde sempre? Saber a resposta para essas duas questões é a marca de sucesso da loja que já começa sua operação vendendo muito.

Mas como saber disso? Tem um jeito fácil e outro mais difícil. O difícil é fazer uma pesquisa em publicações de e-commerce para identificar as categorias que mais tiveram sucesso nos últimos 10 anos. E o fácil? Ler esse texto que eu preparei pra você.

Hoje vou te mostrar o top 5 do que vender na internet usando como base as últimas 20 edições da Webshoppers – publicação especializada em e-commerces. Analisei publicações de 2010 até hoje e encontrei as categorias que mais evoluíram e as que se mantiveram no top 5 de vendas ao longo dos anos. Pronto para começar? Então vamos lá:

Quer assistir esse conteúdo? Veja no nosso canal

Top 5 do que vender na internet

5 – Alimentos e bebidas

Se você me perguntasse lá em 2013: Leão, o que vender na internet? Com certeza a categoria alimentícia não ia nem passar pela minha cabeça. Em 2010, então, ela nem entraria no ranking da Webshoppers.

Só que, a partir de 2017, a categoria começou a ganhar posições com muita velocidade. Chegando a ranquear nono lugar do Top 10 dos mais vendidos do e-commerce. Parece pouco? Então olhe a evolução: no ano seguinte, saiu da nona posição para a terceira.

E desde então manteve seu crescimento e protagonismo. E, agora, com a pandemia do novo coronavírus, o setor de alimentos é o que mais cresce em vendas online.

Por esse crescimento, meu veredito é que se você não sabe o que vender na internet, um jeito fácil de começar com o pé direito é distribuindo alimentos e bebidas.

suprimentos-o-que-vender-na-internet

4 – Eletrodomésticos

É até um pouco injusto colocar eletrodomésticos na quarta posição. Se você checar as pesquisas da Webshoppers, vai ver que o setor sempre se manteve ali no top 5 de vendas da década ou bem próximo da média.

Porém, com a queda que a categoria de eletrodomésticos sofreu de 2017 pra 2018 é complicado colocar o setor em uma posição mais alta. Ele saiu da terceira posição para a oitava.

Pelo histórico de vendas e recuperação gradual, ainda vale a pena vender eletrodomésticos na internet. Mas, devido a essa queda em um cenário de crise e a iminência de outra agora em 2020, é preciso ter um pouco de cautela – afinal, convenhamos que os produtos são bem caros.

Cozinha branca com eletrodomésticos em inox.

3 – Casa e decoração

Outro caso interessante. Se você me perguntasse o que vender na internet lá em 2010 eu jamais imaginaria que uma das respostas seria Casa e decoração, com toda certeza. Mas o setor cresceu muito desde então e eu, inclusive, fui testemunha pessoal disso.

O Ekasa, cliente com quem eu já trabalho há alguns anos, mostra o sucesso que o segmento de Casa e decoração pode atingir com um bom trabalho de e-commerce + marketing digital. As vendas sempre se mantiveram em um ótimo nível e, com investimento, só sobem.

Por isso esse setor está na posição 3. Lá em 2014, conseguiu chegar no top 5 e só teve um escorregão em 2016, quando foi para a sexta. Mas, logo se recuperou e se mantém no topo até hoje.

Então, se você está pensando em o que vender pela internet, pode saber: uma das tendências de mercado que não vai embora tão cedo é casa e decoração.

decoração-quadros-o-que-vender-na-internet

2 – Moda

Foi difícil colocar moda aqui, no segundo lugar. Se a gente for analisar, hoje, o setor com certeza merece o primeiro lugar na lista de sugestões do que vender na internet. Mas o seu histórico de conquistas só começou de 2012 pra 2013, antes disso moda ainda não aparecia no top 5 dos mais vendidos.

Só que desde aquela época o setor só foi sair do top 3 em 2018, ano de crise aqui no Brasil. E é justamente por isso que escolhi o segundo lugar pro segmento. A insegurança no comportamento de consumo e a crise que estamos vivendo hoje também exigem cautela.

Mas não me leve a mal: vale muito a pena começar uma loja online de moda, ela é uma grande tendência de mercado. Só não levou o primeiro lugar, que fica para…

Suporte metálico com várias roupas penduradas em cabides. Em primeiro plano camisetas pretas, cinzas e mostarda.

1 – Cosméticos

Se tem um setor que merece a coroa de primeiro lugar do que vender na internet, com certeza é o de cosméticos.

Esses produtos nunca, nos 10 anos que analisei, saíram do top 5 de vendas. Em alguns anos, inclusive, foram os mais vendidos. A diferença entre moda e cosméticos ficou, principalmente, na constância: mesmo perdendo algumas posições aqui e ali, o setor se manteve sempre em posição de destaque.

Hoje, a resposta definitiva para o que vender na internet fica com cosméticos. Aliás, vale lembrar que esse ranking precisa ser analisado com um pouco de calma: não é que não vale a pena vender o que está lá no 5. Na verdade, vale a pena vender tudo. Só que para começar rápido, e ter sucesso com agilidade, vender cosméticos é a sua escolha.

Em fundo branco, pó de maquiagem rosa com pincel em close.

E aí, o que você achou dessa pesquisa pelos últimos 10 anos de vendas no e-commerce? Preciso te dizer que minha paixão está em fazer esse tipo de análise, e ainda tenho muito pra te contar nos próximos posts.

Siga o blog do Amplia Vendas e vamos continuar essa conversa. Tenho certeza que ainda temos muita informação boa e relevante para compartilhar.

Um abraço e até a próxima!