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O que é newsletter? O que tem a ver com e-commerce?

Todo mundo procura uma estratégia que faça sua loja se manter na memória do cliente, com uma relação constante, mas sem aborrecê-lo. E ao mesmo tempo gastar pouco e ter um retorno alto. É exatamente por esse motivo que você precisa saber o que é uma newsletter e como utilizá-la do jeito certo.

Quero te falar justamente sobre isso hoje.. Vou te explicar, com exemplos práticos, três coisas:

  • O que é a newsletter de conteúdo – a mais tradicional e normalmente relacionada à blogs -,
  • O que é a newsletter para destacar produtos;
  • E claro: como fazer fazer cada uma delas.

Vem comigo!

O que é a newsletter para Blog?

Foto de um notebook de brinquedo com uma notificação de email escrito a palavra “blog” em baixo. Há mãos femininas sobre o teclado.

Traduzindo, podemos chamar a newsletter de boletim de notícias, o que nos remete à sua origem – aquelas assinaturas de jornais e revistas bem populares tempos atrás.

Quando veio para o marketing de conteúdo, funcionando como um reforço para os blogs, a newsletter manteve essa linha editorial, mas adaptada para a internet, com uma leitura mais fluida e natural, quase como um conselho de amigos mesmo. Lembre disso que é importante.

Funciona assim: o leitor do blog do seu e-commerce assina a newsletter, que você oferece à partir de um banner ou pop-up. À partir desse momento, ele vai receber por e-mail, toda semana, os novos textos que aparecem por lá.

Esse e-mail de reforço e relacionamento, aliado à estratégia que você já utiliza no seu blog só tem a acrescentar nas suas vendas, funcionando como uma reação em cadeia:

  1. O e-mail leva mais acessos para o seu blog;
  2. Com mais acessos, aumenta a autoridade de domínio do seu site inteiro;;
  3. Com mais autoridade, o Google favorece o seu site em pesquisas;
  4. Estando nas primeiras posições, você vai ter milhares de acessos;
  5. E por consequência, muitas vendas!

E no fim das contas, vendas é o que mais queremos, não? Mas para gerar vendas, você precisa saber o que é newsletter para blog. Muitos acham que sabem mas fazem um texto chato, cheio de informações, e com uma linguagem muito dura.

Você deve pensar que o seu leitor não espera receber algo muito complexo ao abrir a sua caixa de e-mail no início do dia. Se ele quiser realmente um conteúdo mais extenso, iria direto ao seu blog. E é aí que entra mais um erro de quem não sabe de verdade o que é uma newsletter:

O que vejo muita gente fazendo por aí é mandar o texto inteiro do blog para o cliente, o que além de ser muito extenso, quebra o que eu falei ali em cima sobre levar tráfego para o site.

Outro erro de quem ainda não entendeu o que é newsletter é enviar um e-mail que não fala nada, só tem os links do texto.Isso na verdade é só um e-mail de divulgação (e é bem pouco efetivo).

E aí? Vamos levar todas essas dúvidas para o próximo tópico. Segue na leitura!

Como uma newsletter para blog se apresenta?

Como eu te disse, a função da newsletter é reforçar o blog e fazer com que o seu remetente sinta vontade de ler seu texto e conhecer o seu site.

Essa é a maneira mais fácil (e barata) de rankear a sua marca e conquistar clientes: 82% dos consumidores ficam com uma impressão mais positiva da marca após consumirem os conteúdos produzidos por ela, segundo a Demand Metric. Ou seja, seu cliente prefere ler um conteúdo seu do que receber um anúncio.

Mas a newsletter também deve ter um contexto e função próprias, capazes de fazer o leitor se identificar e querer acessar o conteúdo.

Vou te dar um exemplo para você entender melhor:

Captura de tela de uma newsletter do e-commerce de eletrônicos e eletrodomésticos Compra. Nele é divulgado um texto que ensina como passar roupa sem tábua.

Essa é parte de uma newsletter do Qcompra, uma loja online de aparelhos de som e eletrodomésticos. O que eu quero te mostrar aqui é como a empresa sabe o que é newsletter e consegue criar uma história que te desperta o interesse.

Dependendo do seu segmento e do blog em questão, você pode oferecer brindes: uma planilha para controle, um calendário da loja, uma agenda digital, etc. Basta entender seu público e ter criatividade!

Mas não adianta nada saber o que é uma newsletter de blog e não ter um blog, não é? Então, se você não tem um trate logo de providenciar. Aqui no blog do Amplia mesmo eu tenho um texto inteirinho que te mostra como começar um blog no e-commerce. Vale a pena conferir.

O que é Newsletter de anúncio?

Acabei de falar que o seu cliente prefere um conteúdo a um anúncio. Mas a verdade também é que ninguém resiste a uma boa oferta.

Apresentar lançamentos, promoções da semana e o seu catálogo é interessante para quem vende e quem compra. E isso só é possível de fazer sabendo o que é uma newsletter de anúncio.

Parte de saber o que é uma newsletter é entender como e quando utilizar cada uma delas. Aqui em anúncios mesmo, existem vários tipos.

Vamos passar por todos? Assim te explico melhor, com exemplos e sem bagunça:

Newsletter no novos produtos:

Captura da tela de uma newsletter enviada pela Apple para divulgar o lançamento da Apple TV.

Eu costumo dizer que para saber o que é newsletter de lançamento de novos produtos, basta assinar a da Apple. Sempre que eles lançam algo novo, os entusiastas da marca ficam ansiosos para conhecer mais sobre. E os e-mails são sempre muito bem construídos, com o design e o texto de alta qualidade característicos da marca.

E é justamente isso que você deve procurar fazer: apresentar os seus novos produtos e instigar seu cliente a descer no funil de vendas. Não precisa ser uma gigante da tecnologia para isso, apenas entender o que é a newsletter já está te ajudando.

A chave de tudo é a periodicidade. Se você tem um e-commerce de moda e a cada mudança de estação mandar um e-mail com a nova coleção, mostrando as tendências e idéias de estilo por trás dela, seus clientes não vão aguardar ansiosamente pelo próximo e-mail.

Mande mais, mande e-mais toda semana. Entender o que é newsletter é um caminho sem volta: uma vez que você lança o primeiro e-mail, não pode mais parar, tem que manter a máquina girando.

Newsletter de promoções:

Captura da tela de uma newsletter promocional do e-commerce Netshoes. É oferecido um cupom de R$80 utilizando um código.

Para saber o que é uma newsletter de promoções não tem muito segredo, já que é auto explicativo. A chave aqui é mostrar que você se importa com esse cliente e oferece condições exclusivas para quem assina a sua newsletter. Assim ele vai se manter interessado a sempre abrir os seus e-mails.

Divulgar cupons de descontos, como a Netshoes fez aqui, é ótimo para isso. Seu cliente já vai procurando oportunidades.

#DicaAmplia: Quer saber como vender na Netshoes e ter os seus produtos divulgados nas newsletters da marca? No Amplia você consegue! Veja aqui como vender online com o AmpliaVendas.

Mas tem algumas regrinhas para elas funcionarem melhor. Uma delas é ter um botão em grande destaque, que leva para a promoção ou o site. Esse botão é a sua chamada para ação, ou CTA.

Newsletter de rotina:

Captura da tela de parte de uma newsletter promocional do e-commerce de decoração westwing, associando o tempo frio à café e almofadas de veludo.

Para você entender mesmo o que é newsletter, precisa estar ciente de que a sua principal característica é ter uma rotina, seja semanal, quinzenal mensal e por aí vai. Mesmo as de lançamento ou promoção.

Um e-mail solto falando sobre um cupom de desconto, por exemplo, é só isso, um e-mail solto.

Mas claro, provavelmente você não terá uma promoção ou lançamento toda semana do seu e-commerce, mas nem por isso precisa desistir de ter uma newsletter. Isso é o que, como mostra esse fragmento de e-mail, a Westwing, marketplace de decoração faz muito bem por sinal.

Lembra o quando eu disse sobre o que é newsletter para blog, que eles devem ter uma coesão e sentido próprio? Então, você pode fazer como nesse exemplo, que uniu produtos relacionados ao frio. Assim, sem apenas joga as informações ao seu leitor, absorver o conteúdo se torna uma experiência gostosa.

Como fazer uma newsletter?

Foto de uma mão masculina utilizando uma mesa digitalizadora. Na tela há o nome “newsletter” ao topo, alguns anúncios em baixo e painel de configuração na lateral.

Agora que você já sabe o que é newsletter e onde aplicá-la no seu e-commerce, está pronto para criar a sua! Claro, assim como tudo na vida, da primeira vez pode ser um pouco complicado de fazer.

Mas seguindo esse passo-a-passo que eu preparei e com um pouco de prática, você vai ver como é fácil tirar isso de letra.

  1. Remetente: ele precisa ter um domínio próprio, como “…@sualoja.com” para que o destinatário perceba rápido do que se trata esse e-mail. Também é ótimo iniciar com o nome de uma pessoa, para trazer proximidade. Melhor não utilizar nomes como “naoresponda@” ou “marketing@” que também são muito distantes.

  2. Assunto: como eu te mostro no tópico “email” do meu guia básico de marketing digital para e-commerces, você deve pensar em um assunto que desperte a vontade em abrir esse e-mail. Para isso, você pode criar urgência “últimas horas para..”, perguntar “quer descobrir como..” ou utilizar números “3 dicas infalíveis de..”, por exemplo.

  3. Design: sabendo o que é uma newsletter e tudo o que ela precisa conter, nem de contratar um designer você precisa! No canva mesmo há vários templates grátis do tipo “clique e arraste” que qualquer um consegue mexer. Ou então…

  4. Ferramenta de automação: você pode ainda escolher uma ferramenta de automação como o mailchimp, que também possui alguns designs, permite o envio gratuito de até 12 mil e-mails/mês e te permite analisar os resultados.

  5. Imagem: para mostrar a todos que você domina o que é uma newsletter e sabe fazer do jeito profissional, precisa de imagens profissionais. Para e-mails de produtos em geral, o meu texto de como tirar foto de roupas para vender vai te ajudar bastante.

  6. Testagem: Sempre envie para você mesmo e alguns amigos que utilizam diferentes aparelhos (desktop e mobile) e servidores (gmail, outlook, apple mail) para ver se a configuração é a mesma para todos. Além disso, sempre faça duas versões de newsletter para o teste A/B para mensurar qual desempenha menor.

Bom. Com esses esses seis passos e todo esse texto bem completo, cheio de informações e exemplos, tenho certeza que mais que saber o que é uma newsletter, você está pronto para implementá-la no seu e-commerce!

E assim que você construir o seu primeiro boletim de notícias utilizando as dicas que eu passei aqui, quero ver como ficou. Pode mandar uma versão para eduardo.leao@ampliavendas.com.br e sinalizar que foi feito com as minhas dicas para eu ver se você realmente está bom nisso.

Tudo certo? Quase… Se você ainda não tem um blog, seu e-commerce está perdendo um importante canal de conteúdo que leva mais visitantes para o site. Não sabe como fazer um blog? Eu te explico tudo no próximo texto.

Te vejo lá!