Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como tirar fotos de roupas para vender?

Você que trabalha com moda entende: quem sabe como tirar fotos de roupas para vender consegue passar melhor do que ninguém a sensação que cada peça pode transmitir. Juntando a sua paixão pelo segmento e a técnica correta, você tem a receita pronta do sucesso para o seu e-commerce, Instagram ou Facebook.

Se você quer produzir fotos profissionais capazes de fazer o seu cliente se imaginar dentro de cada peça, sem gastar muito, essas cinco dicas de como tirar fotos de roupas para vender são para você.

Vamos começar logo que a conversa é longa. Começando pelo básico: a personalidade:

1. Como ter personalidade nas fotos

Ensaio de fotos voltado para moda jovem. Em um cenário branco há a modelo com um telefone, balões e sacolas.

Dando dois exemplos bem extremos: se você tem uma loja focada de roupas sociais, um modelo de cabelo colorido e tatuagens pode não cair muito bem. Por outro lado, se trabalha com moda esportiva, um escritório também não vai ser o melhor cenário.

Para desenhar a personalidade das suas fotos, você vai precisar entender a personalidade do seu público. É ela que você vai “pegar emprestada” para entender como sua marca pode se posicionar no mercado.

Comece pequeno: pelas informações que o próprio Instagram te fornece (caso tenha uma conta comercial), como sexo, idade e região da maioria do seu público. Mas para entender de verdade o seu público, sugiro você se aprofundar um pouco mais na pesquisa e criar uma brand persona.

Brand Persona é a personificação de sua marca, e deve ser um mix da maioria dos seus clientes. Pense se essa pessoa é mais descolada ou social, onde ela gosta de ir, quem são os amigos dela, qual a sua classe social, estilos musicais preferidos, etc. Tudo isso vai te ajudar a decidir o estilo de roupas e até os cenários para fotos.

Não vou mentir: esse é um trabalho de pesquisa mais aprofundado, que exige uma boa imersão para acertar. Minha dica é você começar com as informações que você tem e suas próprias percepções do mercado. À medida que sua marca vai ganhando força, você consegue ir ajustando sua brand persona.

Te recomendo muito outro artigo aqui do blog, o guia básico de marketing digital para e-commerce. Lá você vai ver como começar a se posicionar melhor com um guia prático e aplicável imediatamente. Confere e me diz depois o que você achou, certo?

Então vamos seguir:

 2. Como trabalhar a iluminação nas fotos

 Fotógrafo pronto para tirar uma foto, com câmera no seu rosto. Ao fundo há dois pontos de luz profissionais.

Bom, dizer que uma iluminação de qualidade faz toda a diferença em qualquer foto não é nada novo. Mas para você que busca saber como tirar fotos de roupas para vender, ela tem uma importância ainda maior.

Digo isso porque, além de uma foto bonita, a iluminação deve buscar sempre mostrar as cores e texturas reais do tecido. Qualquer distorção pode trazer perda nas vendas, aumento nas devoluções e dificuldade em fidelizar – seu cliente quis aquele azul especificamente, não outra cor.

Para evitar esse problema, você pode optar por luz natural ou artificial. Saiba mais:

Luz Natural

Sem dúvidas, tirar fotos ao ar livre traz várias vantagens. Uma delas é que, desde que você tome cuidado com onde serão tiradas essas fotos, o cenário ideal para compor o ensaio você já tem.

A outra vantagem é que, utilizando a luz do sol, as cores retratadas serão exatamente as mesmas que o seu cliente vai ver quando receber o produto, cortando o problema de distorções.

Mas se você quer mesmo descobrir como tirar fotos de roupas para vender, eu vou te dar uma dica de ouro em relação à iluminação natural: a melhor hora para fotografar é uma hora depois que o sol nasce e também uma hora antes dele se por. Nesse horário o sol está na altura do horizonte, realçando ainda mais as cores.

Fotos com o sol mais forte são péssimas. Elas criam mais sombras e olheiras nas pessoas, além do azul do céu sair branco em fotos nesse horário. Para contornar essa situação podem ser utilizados luzes de apoio ou refletores, mas pensando em como tirar fotos de roupas para vender sem gastar muito, o melhor mesmo é procurar os horários indicados.

Luz Artificial

Nas fotografias ao ar livre, ainda temos o problema de que o tempo pode estar nublado ou até chover. Para evitar esses problemas, você pode optar por criar um ambiente controlado.

Mas fique tranquilo que para saber como tirar fotos de roupas para vender eu não vou fazer você construir nenhum estúdio completo na sua casa. Ainda pensando em como tirar fotos de roupas para vender sem gastar muito, com uma sala espaçosa e alguns itens simples dá para alcançar um ótimo resultado.

Tudo o que você vai precisar para iluminar é de ao menos três pontos de luz (para anular qualquer sombra) feitos com lâmpadas incandescentes, que mais se assemelham com o sol. Para refletir essa luz, utilize pedaço de papel ou EVA branco que vai da parede até o chão para evitar arestas e criar um “fundo infinito”.

3. Investir em uma câmera ou tirar pelo celular?

Close de uma câmera fotográfica, realçando a lente frontal.

Provavelmente essa foi a sua primeira preocupação quando pensou em como tirar fotos de roupas para vender. E o que te digo é que dá sim para tirar fotos boas com a maioria dos smartphones. Basicamente, qualquer câmera com 13MP ou mais já conseguem um resultado satisfatório, com algumas limitações.

Veja como tirar fotos de roupas para vender utilizando o celular:

  • Não utilize o zoom: a aproximação digital só vai granular a sua foto. Se precisar, depois corte a foto;
  • Ajuste o foco: é fácil, na maioria dos celulares é só clicar em cima da roupa ou modelo.
  • Utilize o temporizador e um tripé: mesmo com a mão firme, ao apertar para capturar a foto, pequenos tremores sempre acontecem;
  • Não utilize filtros: Eles podem distorcer a cor real das roupas.

Tomando esses cuidados, você vai ver como a qualidade das suas fotos pelo celular vão aumentar drasticamente. Mas não vou negar que ele te dá menos liberdade, principalmente em relação ao zoom, quantidade de cores e captura de detalhes (principalmente para roupas bordadas ou com muitas estampas).

Então, se você quiser aproveitar que está aprendendo como tirar fotos de roupas para vender e já colocar em prática em grande estilo, sugiro você comprar uma câmera DSLR de entrada. Entre elas eu destaco a Canon T5 ou a Nikon D3200 que já vem com uma lente bem versátil, zoom óptico e tira fotos em RAW (melhor que Full HD).

Para saber se o gasto com essa câmera nova será viável, você deve antes fazer uma análise desse custo fixo e saber se vai alterar muito precificação dos seus produtos na internet.

4. Como fotografar modelos

A quarta dica de como tirar fotos de roupas para vender é sobre modelagem. Você pode utilizar manequins ou cabides, mas eles não vão passar o sentimento que você quer passar com a roupa, além de não mostrar as curvas e movimentos de um corpo.

Assim seus clientes não vão poder ver o caimento da peça, não se identificar e por consequência não comprar.

Fotografo em estúdio fazendo um ensaio de roupas casuais de sua modelo. Ela está sentada em um banco alto.

Claro, contratando um(a) modelo profissional pode ser bem mais fácil de conseguir um resultado mais natural e profissional. Mas com com essas dicas aqui você pode chamar qualquer amigo que tenha o perfil da sua marca e ter ótimos resultados:

  • Foque nas peças: deixe a maquiagem e cabelo mais discretas possível;
  • Atenção aos detalhes: se a peça tiver algum laço ou estampa, direcione a modelo para realçá-lo; também tire fotos específicas desses pontos para utilizar em um carrossel ou fotos secundárias no e-commerce;
  • Evite braços e pernas muito esticados: além de não parecer natural, fotos que “cortam’ parte das mãos ou pés mostram despreparo;
  • Pesquise: veja algumas poses e mostre à sua modelo como você está imaginando, assim vai ser mais fácil de direcionar;
  • Coloque uma música de fundo: isso vai deixar tudo mais natural;
  • Mostre as fotos: o(a) modelo pode estar achando que a pose está boa, mas só vendo o resultado vai saber como melhorar;
  • Tenha alfinetes: para melhorar o caimento da peça sem precisar fazer ajustes, prenda-os na parte de trás;

5. Como escolher uma ferramenta para editar fotos

Bom, com essas quatro dicas você você já pode dizer que sabe como tirar fotos de roupas para vender. Agora só falta dar um toque que vai fazer toda a diferença: a edição de fotos. Eu já disse isso, mas vale reforçar: edição, e não filtros, ok?

Foto tirada de cima com mulher deitada no chão editando fotos em um notebook. Há roupas e cabides espalhados pelo piso.

Por isso, eu separei alguns programas e aplicativos grátis que vão fazer toda a diferença:

Adobe Photoshop Express

A ferramenta de edição mais famosa do mundo (e também uma das mais caras) tem uma versão para aplicativo grátis! O Adobe Photoshop Express possui várias das funções avançadas que consagraram o nome Photoshop de um jeito bem descomplicado.

Com ele, saber como tirar fotos de roupas para vender fica mais fácil, pois você pode resolver os principais problemas de tirar fotos pelo celular: olhos vermelhos, temperatura das cores e os defeitos de exposição.

A minha dica é você utilizar a própria câmera do aplicativo, que já faz um mapeamento da configuração do seu aparelho e extrai o melhor dela.

Pixlr

Agora, se quiser fazer uma edição mais detalhada, eu sugiro você dar uma olhada no Pixlr. Ele é bem parecido com o Photoshop (versão paga do programa), com funções que permitem você corrigir cada detalhe da sua foto.

Digo isso porque, assim como o PS, com ele é possível trabalhar com camadas, criando máscaras que permitem fazer alterações só em uma parte da foto, ou deixando o fundo diferente. E se algo não ficou legal, é só acessar o histórico de edições e partir de qualquer etapa.

E nem de baixar nada você precisa: é só acessar o site e começar a editar online mesmo.

Photoscape

Diferente dos outros, o Photoscape só possui versão para desktop, mas é bem leve e vai te impressionar. Ele possui o “pacote básico” de todos os editores, como adicionar filtros, fazer ajustes de cor, cortar e redimensionar, mas ainda tem alguns extras:

Você sabe como tirar fotos de roupas para vender pode ser cansativo, mas para editar as fotos que foram tiradas em um mesmo ambiente é bem fácil. Isso porque você consegue editar em lotes. Fazendo a configuração em uma foto só e replicando para as outras em apenas um clique.

Além disso, com ele ainda é possível criar GIF, converter fotos em RAW, criar mosaicos, suavizar granulados da foto e corrigir os tons de branco.

Bom, com tantas dicas aprofundadas, saber como tirar fotos de roupas para vender definitivamente não é mais uma questão e, com certeza, o seu e-commerce e loja no Instagram ou Facebook estão mais prontos que nunca para ter um ar de profissionalismo em suas fotos.

Então pode se preparar para receber vários e vários novos pedidos com essas fotos! E para conseguir atender a todos eles, sugiro você procurar os maiores polos da indústria têxtil, assim você vai conseguir comprar em lotes, pagando menos e tendo uma precificação competitiva na internet.