Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os maiores polos da indústria têxtil para você encontrar fornecedores

Se você já tem uma loja online de roupas ou está pensando em migrar para o e-commerce, já sabe que ter bons fornecedores é tudo. A qualidade e o preço influenciam diretamente no que vai ser ofertado aos seus clientes. E sabe onde você encontra os melhores parceiros? Nos maiores polos da indústria têxtil no Brasil.

Mulher em um ateliê escolhendo os tecidos. Ao fundo da imagem, algumas peças prontas estão penduradas em cabides.

Quanto mais barato você compra, mais ofertas consegue fazer e mais consegue lucrar. Os fornecedores certos te ajudam a se mover mais rápido pelo segmento de moda, que é destaque na minha lista de tendências para vender na internet.

Reuni os maiores polos da indústria têxtil no Brasil neste texto, pensando tanto em tecido quanto em confecções para revenda. Vamos começar?

Polo da indústria têxtil: a Tecnologia do Vale do Itajaí (SC)

Antes de tudo, acho que vale a pena eu te explicar que, de modo geral, os polos da indústria têxtil são reconhecidos pelo o nome da cidade onde o processo de industrialização começou. Só que em muitos casos o polo se estende por uma região bem maior do que a original.

Baixe o e-book grátis!

No vale do Itajaí, por exemplo, você pode ver bem esse processo. Além da própria cidade, suas vizinhas como Blumenau e Brusque também são paradas obrigatórias para quem busca tecidos com preço competitivo para confecção própria.

A industrialização e o investimento em alta tecnologia vem desde a imigração dos alemães. Eles trouxeram as primeiras máquinas para confecção de malhas e, desde então, a produção e a modernização não pararam de crescer. A região é parte fundamental da rota das malhas no Brasil até hoje.

Várias máquinas de costura robotizadas. Na parte de cima ficam os novelos de linha.

Já o preço atrativo se dá, principalmente, pela sua cadeia de produção completa. Na própria região estão as produtoras de algodão, empresas que fazem os fios e as confecções – o que diminui bastante o custo com transporte e de tributação entre os estados.

Esse cenário atraiu diversas empresas como Hering, Teka, Dudalina, Karsten e Malwee. Por isso, além de tecidos, a região é também uma ótima pedida para comprar peças direto da fábrica com um preço melhor.

A variedade de tecidos no Polo Têxtil de Americana (SP)

Localizado na Região Metropolitana de Campinas, Americana é o principal polo da indústria têxtil no país, com 85% da produção de tecidos sintéticos. Além desse município, cidades como Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré fazem parte desse polo e são ótimas para encontrar fornecedores.

Diferente do Vale do Itajaí, dificilmente você vai encontrar peças prontas, mas se o seu intuito é confeccionar as suas próprias, esse é o lugar certo. Pode ter certeza que terá à sua disposição uma imensa variedade de tecidos, estampas e cores para roupas e enxovais com valores bem abaixo que os praticados pelo mercado.

Imagem com vários rolos de tecidos em diferentes cores, mas a maioria é em tons de rosa.

Mas não se engane: preço baixo não é sinônimo de baixa qualidade. Na verdade, se você tem uma confecção, há grandes chances do tecido que você já utiliza e conhece ter sido fabricado no polo da indústria têxtil de Americana, mas você comprou de intermediários.

O que justifica esse valor mais competitivo é a sua altíssima produção de 150 milhões de metros lineares de tecido por mês. Assim, o valor por metro produzido é bem menor que o de fabricantes menores, o que faz esse preço ser repassado para outros fornecedores, como o seu.

Ou seja, compensa muito mais você negociar com fornecedores direto nesse polo do que procurar empresas secundárias. E isso, principalmente, se você estiver começando sua confecção agora. O segredo é ficar de olho nas melhores oportunidades e não perder dinheiro.

A alta confecção no polo da indústria têxtil no Agreste Pernambucano

Representando o nordeste, eu destaco agora as cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim e Toritama. Juntas, em um processo de poucos anos elas se tornaram o segundo maior polo da indústria têxtil no Brasil, com mais de 800 milhões de peças produzidas todos os anos.

Esta rápida evolução se deu pelos incentivos dos governos estadual e federal, atraindo grandes empresas do segmento e capacitando os moradores da região com o Sebrae.

Foto de dois jovens profissionais em uma fábrica de confecção de roupas. Ao fundo várias máquinas de costura

Cada polo da indústria têxtil se destaca em algum aspecto e tem as suas deficiências em outros. Se em Americana o foco é a fabricação de tecidos, no Agreste Pernambucano você vai encontrar ótimos fornecedores de produto final para revenda ou ainda customizar, especialmente se o seu trabalho é com peças jeans.

Encontrar fornecedores: locais para comprar peças específicas no Atacado

Até aqui eu selecionei três regiões que, sozinhas, já são responsáveis por boa parte da produção no Brasil – o que facilita sua buscas. Mas eu sei que com a tendência da especialização dos negócios, pode ser que o seu e-commerce seja voltado para um nicho bem definido.

É por isso que existem algumas cidades que possuem tradição na produção de um só produto. Listei algumas delas aqui:

  • Belo Horizonte (MG): Moda Festa;

  • Borda da Mata (MG): Pijamas;

  • Cabo Frio: (RJ) Moda Praia;

  • Ibitinga (SP): Bordados;

  • Monte Sião (MG): Moda Tricô;

  • Nova Friburgo (RJ): Moda Íntima, Praia e Fitness;

  • Pratânia (SP): Couro;

  • Toritama (PE): Jeans.
Várias peças de roupas: um biquíni, calça jeans, camiseta. Também há uma máquina fotográfica e uma lente de aumento.

Agora que você sabe onde estão os melhores polos da indústria têxtil brasileira, com certeza ficou mais fácil encontrar fornecedores que tem a sua cara em meio a 1 milhão de toneladas de tecidos produzidos anualmente no Brasil. Além disso, essa é também uma ótima maneira de economizar diminuindo intermediários entre o seu negócio e a indústria.

Mas ainda me cabe uma última dica hoje: para tornar o seu e-commerce ainda mais competitivo, o que acha de reformular a sua precificação de produtos? Aqui eu te mostro como encontrar o cálculo perfeito entre o seu lucro desejado e um valor atrativo.

Até logo!

Monte seu site hoje com o Amplia