Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Eventos de e-commerce em 2021 para você não perder

“Esse, definitivamente, não foi o ano para você que, assim como eu, aproveita todas as oportunidades que um evento corporativo pode oferecer”. Foi assim que eu comecei o texto de agosto de 2020 que estava aqui, nesta mesma página que você está lendo agora. Mal sabia eu que a pandemia iria durar até hoje, influenciando em vários eventos de e-commerce em 2021 que já tinham sido remarcados pelo mesmo motivo.

Por isso que eu convido você a ler este recorte de como eram as perspectivas naquele momento, já com a lista atualizada: eventos que foram cancelados, remarcados ou que mudaram o seu formato em 2021.

Então abra a sua agenda que vou listar os principais eventos de e-commerce em 2021 que devem estar no seu radar. E também te informar sobre os que estavam, mas que acabaram sendo cancelados. Vamos lá?

Baixe o e-book grátis!

Iniciando a lista dos eventos de e-commerce em 2021 que foram cancelados – VTEX Day | Primeiro semestre de 2020

Foto do evento VTEX Day 2019. Em um auditório observamos a plateia, um telão e palestrantes em uma roda de debates.
Reprodução: site VTEX Day

O VTEX DAY é o maior evento de inovação digital da América Latina e o terceiro maior de e-commerce do mundo. Ele reúne grandes nomes por trás da plataforma VTEX e de clientes da empresa como a Coca-Cola, Levi’s, Walmart, C&A e Nestlé.

Pra você ter uma ideia, no palco desse evento já passaram personalidades como o ex-presidente Barack Obama, o guru do marketing digital Neil Patel e Marc Randolph. Já parou pra pensar no tamanho do evento e na profundidade do conhecimento compartilhado?

Para a edição de 2020 que não pôde ser realizada, estavam confirmadas a presença de Michelle Obama e a top model Gisele Bündchen. Mas, devido às circunstâncias, o evento acabou acontecendo de forma online, o VTEX Day Connect que, inclusive, está disponível na íntegra de forma gratuita.

#DicaAmplia: não é porque não tivemos a VTEX Day em 2020 e também ele não será um dos eventos de e-commerce em 2021 que as inovações digitais também ficaram estagnadas – na verdade elas estão ainda mais aceleradas agora. Veja o que podemos esperar para o e-commerce pós pandemia.

Para 2022 ainda não temos uma data marcada, apenas que vai ser no primeiro semestre. Creio que parte dessa falta de informações se deu pela edição deste ano, que aconteceu entre 31 de maio e 01 de junho.

Mas o próprio Rafael Forte, Presidente VTEX Brasil já afirmou que “ano que vem, esperamos realizar o maior VTEX DAY de todos os tempos”.

Então pode esperar que ele será será um ótimo evento de e-commerce em 2022 para conhecer tendências, ouvir histórias de grandes empreendedores e fazer contatos com os mais de 15 mil participantes.

Fórum E-commerce Brasil – online e presencial | 13, 14 e 15 de setembro

E falando em grandiosidade, o Fórum E-commerce Brasil está pronto para continuar o seu reinado de maior entre os maiores eventos de e-commerce em 2021 de toda a América Latina.

Para consagrar este lugar, ele é um dos mais completos, com palestras nacionais, internacionais e stands direcionados para empreendedores e profissionais do comércio online e tecnologia.

Posso dizer que conheço bem esse evento: na última edição ocorrida, a de 2019 estive presente com a Openk – empresa mãe aqui do Amplia Vendas – como palestrante explicando sobre o Dropshipping para pequenas e grandes empresas.

Foto de Eduardo Leão, diretor comercial do Amplia Vendas palestrando no Fórum E-commerce Brasil 2019.

Um fato interessante é que nessa edição estávamos com stand, e adivinhe qual era a nossa inovação? Sim, o Amplia Vendas. Inclusive, nessa foto aí em cima eu estou palestrando sobre a revolução que o dropshipping nacional está trazendo para o e-commerce.

Assim como a maioria dos eventos, o Fórum de 2020 também teve a sua edição migrada para o digital. Se você perdeu, fique calmo, eu assisti a tudo e reuni para você todos os maiores insights do Fórum E-commerce Brasil 2020.

Por enquanto, este se mantém como um dos únicos eventos de e-commerce em 2021 que ainda está confirmado. A data inicial era para o final de julho, mas já foi remarcado para os dias 13, 14 e 15 de setembro e em formato híbrido: online e presencial, você quem escolhe.

Não posso garantir que com certeza essa data irá se manter, mas até a data deste texto se mantém intacta – qualquer mudança, eu altero aqui. Para receber todas as informações sobre o evento e inscrições, clique neste link.

MELIXP – Mercado Livre Experience | Cancelado e sem mais informações

Foto do pátio de stands do Mercado Livre Experience na edição de 2018.
Reprodução: Site Central de Vendedores – Mercado Livre.

Fazendo juz ao nome, o Mercado Livre Experience oferece uma experiência completa de imersão no e-commerce. Reunindo executivos de empresas como Facebook, Google, Grupo Globo e PayPal, além de stands que guardam sua próxima parceria, o evento é tido como um dos melhores lugares para se fazer networking hoje pela sua grande diversidade de público.

Você pode estar se perguntando: se eu não vendo no Mercado Livre, devo ir a esse evento de e-commerce em 2021? A minha resposta é um definitivo sim.

Por mais que desde março de 2021, quando fomos informados de que ele foi cancelado, não tenhamos mais nenhuma notícia se ele vai acontecer ou não – e nem quando -, ele traz de maneira democrática todas as últimas inovações, ferramentas e estratégias de venda para qualquer e-commerce, principalmente para os menores.

Eu, particularmente acredito que em breve eles farão algo, mesmo que seja um desses eventos de e-commerce em 2021 que funcionam como uma cerimônia online de lançamento.

Acho isso porque ainda não tivemos nenhum pronunciamento à altura do Meli Air – a frota aérea do Mercado Livre que promete acelerar entregas no Brasil inteiro e nem sobre o investimento bilionário que eles têm feito aqui no Brasil.

#DicaAmplia: extrapolando o assunto dos eventos de e-commerce em 2021, Caso você tenha interesse, mas ainda está com dúvidas sobre vender no Mercado Livre ou não lia o meu review dos melhores marketplaces. Nele eu faço um comparativo sobre ele e outras das maiores opções que temos hoje.

RD Summit | Ainda sem informações – mas esperançosos

Foto da arena de uma edição anterior do evento RD Summit. Há um telão e panorâmico e a platéia de costas.
Reprodução: Blog RD Station.

Depois desses três eventos de e-commerce em 2021, vamos falar um pouco de marketing? Com mais de uma loja virtual aberta por minuto em 2020 e várias outras neste ano, uma certeza que eu tenho é de que o marketing digital para e-commerces é ainda mais necessário agora.

Esse é o foco do RD Summit – evento produzido pela RD Station – a plataforma de automação em marketing digital mais conhecida do Brasil.

Para você ter uma ideia do reconhecimento que esse evento tem: eles mesmos se anunciam como o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina. E esse prestígio extrapolou as fronteiras brasileiras, sendo elogiado pela revista Forbes.

Por mais que ainda data marcada, eu tenho ouvido bastante por aí é que a RD ainda está avaliando o cenário atual e possibilidades, mas não adianta bater o martelo agora, só resta aguardar.

Se ele realmente acontecer, eu garanto que o RD Summit será um evento de e-commerce em 2021 indicado para qualquer negócio que tenha uma presença online. Isso porque além do marketing digital e alcance de clientes, temas como empreendedorismo, tecnologia, gestão de negócios e o atendimento e-commerce com customer success também são abordados.

Gramado Summit | Confirmadíssimo para 05, 06 e 07 de maio

Arte promocional de divulgação do evento Gramado Summit. Nele há uma forma fixa roxa com o logotipo do evento, a frase “Desafio.Revolucione”, data e local.
Reprodução: Gramado summit

Achou que não teríamos eventos de e-commerce em 2021 acontecendo de forma presencial? Se enganou e, inclusive, já pode se preparar para matar a saudade de toda a experiência e também ampliação de networking que o formato oferece.

O Gramado Summit – considerado o maior evento de Brainstorming da América Latina – garante uma imersão no desenvolvimento de ideias inovadoras, com mais de 100 palestrantes, stands e vários investidores para você que tem o sonho de levantar uma startup.

O Governo Estadual do Rio Grande do Sul, por meio de um comitê formado por médicos, infectologistas, cientistas e pesquisadores, analisou todas as medidas propostas pela equipe do evento e se pronunciou:

“… o Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Pandemia de Covid-19, com base nos dispostos pelos §§7º e 10º do Art. 21 do Decreto Estadual nº 55.240, e tendo em vista que o evento solicitado, com o compromisso de total cumprimento dos protocolos sanitários já aprovados e implementados, deliberou pela autorização de realização, em caráter excepcional, do evento Gramado Summit, nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2021, nos pavilhões do Serra Park, na cidade de Gramado…”

Então é isso: o primeiro dos eventos de e-commerce em 2021 que acontecerá de forma presencial já tem data marcada! Se você também está sentindo um misto de entusiasmo e receio, sugiro ler o rígido protocolo de segurança deles, que envolve distanciamento de 1,5m entre cadeiras e aferição de temperatura de todos os participantes.

Só depois disso, se sentir mais confortável, faça a sua decisão de comprar o seu ingresso ou não.

Eventos de e-commerce em 2021 específicos para vendedores

Acho que já listei os principais eventos de e-commerce em 2021 sobre todos os aspectos dos negócios online, de inovação e empreendedorismo à geração de ideias e marketing. Mas entendo que o que você está procurando pode ser eventos específicos para os vendedores.

Esses lugares são focados em um só tipo de produto, onde você sabe que serão abordados assuntos direcionados às suas necessidades específicas e claro, também será bem mais fácil de encontrar fornecedores e parceiros para a sua marca.

Pensando nisso, eu fiz essa lista anexa com eventos de e-commerce em 2021 específicos para vendedores com base no top 3 dos 5 segmentos que mais venderam nos últimos 10 anos – a lista completa você encontra no texto sobre tendências de mercado: o que vender na internet.

Febratex | Evento presencial de 10 a 13 de agosto

Arte promocional de divulgação do evento Febratex. Em um fundo verde e amarelo há o logotipo do evento, nova data e informação de credenciamento online.
Reprodução: Gramado summit

Seguindo com essa lista de eventos de e-commerce em 2021 e ainda do Rio Grande do Sul, vou falar com você sobre a Febratex que acontece em Blumenau e é simplesmente a terceira maior feira da indústria têxtil no mundo!

Sem generalismos, o evento engloba todos os pontos da confecção de roupas. Em um espaço de 22.000m² e mais de 300 expositores, são abordados temas que vão de tecidos à maquinário, softwares e startups do ramo.

Uma das novidades é o Green Circle, espaço que discute moda, tecnologia e sustentabilidade e é promovido pelo Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário de Portugal. Ele se juntou à Febratex, acontecendo pela primeira vez fora da Europa.

A data,que será entre os dias 10 e 13 de agosto foi confirmada em um pronunciamento oficial no finalzinho de janeiro, então há boas chances de que este evento de e-commerce em 2021 que se estende a todo o segmento vai sim acontecer.

Agora, mais uma vez vale aquela dica de analisar e decidir se vale a pena ou não fazer a sua inscrição que é gratuita até o dia 01 de agosto – depois disso será cobrada uma taxa de R$50,00.

#DicaAmplia: se você se inspirou e quer seguir nessa linha de indústria têxtil? Veja o meu passo a passo completo de como começar a vender roupas.

FCE Pharma e FCE Cosmetique | Simultâneas e presenciais, de 17 a 19 de agosto

Arte promocional de divulgação do evento Febratex. Em um fundo verde e amarelo há o logotipo do evento, nova data e informação de credenciamento online.
Reprodução: FCE

Ainda na linha de eventos de e-commerce em 2021 voltados para segmentos em ascensão, temos o varejo farmacêutico que enquadra farma, cosméticos, higiene pessoal e perfumaria. Como já era de se esperar, no ano passado bateu recorde, com 58,2 bi de faturamento.

Para atender a esse mercado, temos dois eventos simultâneos que são, o maior evento da indústria farmacêutica e de cosméticos da América Latina e vão acontecer de 17 a 19 de agosto no São Paulo Expo.

O diferencial do FCE Pharma e FCE Cosmetique para os outros eventos de e-commerces em 2021 é justamente conseguirem em um só evento de e-commerce em 2021 – e também do varejo farmacêutico em geral – abraçarem qualquer empresa que, de alguma forma, e está ligada ao nicho, de matéria-prima a embalagens, ferramentas e maquinários.

#DicaAmplia: se você já está no segmento de cosméticos, eu tenho uma ótima dica para você – invista em clubes por assinaturas! O formato está muito em alta, faturando mais de R$1 bilhão só no ano passado. Conheça melhor a estratégia clicando neste link.

Casa Cor

design temático casacor. Vele há o logotipo do evento e linhas geométricas nas cores preta e em tons pastéis.
Reprodução: Casacor

O terceiro segmento de destaque que vamos abordar nessa lista de eventos de e-commerce em 2021 é o de casa e decoração. E tem como falar deste assunto sem mencionar a Casa Cor?

A maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas é um prato cheio para qualquer e-commerce que, de alguma forma, esteja ligado à construção e design residencial. É ele quem dita os materiais, texturas e cores que irão vender dali pra frente.

E a melhor parte é que esse evento de e-commerce em 2021 obrigatório para o segmento possui edições em vários lugares pelo Brasil e o mundo. A primeira delas é a do Rio de Janeiro, que vai do início de março até final de maio, mas tem várias outras ao longo do ano em Tocantins, Rio Grande do Sul, São Paulo e até Perú, Chile e Equador.

A lista completa com as datas e locais das 22 mostras marcadas para ainda este ano estão neste link aqui. Vale muito a pena!

foto de uma mão estendida, como gesto de pedir atenção para fazer uma pergunta. Ao fundo, em desfoque, identificamos uma palestra.

No fim das contas, o que todos esses eventos de e-commerce em 2021 tem a nos proporcionar é uma perspectiva do futuro, seja qual for o assunto – ou ao menos tentar. Qual segmento mais vai vender? Que estratégia de marketing vai atingir em cheio o seu cliente?
Será que o futuro realmente está no e-commerce? E se for, este e-commerce do futuro, vai ser o mesmo que conhecemos hoje?

A verdade é que ninguém pode dizer com certeza como vai ser, principalmente nesse momento onde tudo está mudando o tempo todo. Este texto que eu acabei de (re)escrever é uma prova disso.

O que eu posso te garantir é que eu passo a maior parte do meu dia estudando todos os indícios para mostrar aos meus clientes , meu leitor, qual a direção mais segura a seguir – não costumo errar muito, mas ainda assim não é uma previsão, são probabilidades.

É com esse raciocínio que eu respondo a maior de todos questionamentos desse momento: E-commerce em 2021 vai crescer como em 2020?

Monte seu site hoje com o Amplia