Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Meli Air: a frota aérea do Mercado Livre que promete acelerar entregas no Brasil inteiro

E o Mercado Livre inova mais uma vez! Agora eles criaram uma frota inteira de aviões de carga, prometendo diminuir o prazo de envio das suas encomendas. Além disso, a chamada Meli Air terá o trabalho de aumentar a capacidade de pedidos para serem entregues no dia seguinte e de reduzir os riscos de extravio.

É indiscutível que essa é uma meta bem ambiciosa – assim como o seu investimento. Mas será que vão conseguir cumprir? É o que vamos descobrir nessa análise que estou propondo ao longo do texto de hoje.

Vamos juntos?

O que é Meli Air?

Nelly - Ride Wit Me (Official Music Video) ft. St. Lunatics

A Meli Air tem uma frota de quatro aviões de carga exclusivos para transportar os produtos do Marketplace, fazendo a ligação entre os centros de distribuição de São Paulo e Bahia. Há indícios de que Salvador, Porto Alegre, Manaus, Recife, Salvador, Fortaleza, Goiás e Espírito Santo também serão contemplados pela estratégia.

Na verdade, a aquisição dos aviões se deu por meio de acordos com quatro companhias aéreas distintas: Azul, Latam, Total e Sideral. Ou seja: na verdade serão essas empresas que farão a operação das aeronaves através de uma concessão.

Além da linha aérea, o investimento de R$ 4 bilhões do ML prevê ainda a ampliação da própria frota de entrega, criação de novos centros de distribuição e crossdocking – que é uma modalidade de venda sem estoque, assim como o dropshipping.

Quais são os objetivos da frota?

Mesa com um avião de papel amarelo, alvos e alfinetes de marcação. O avião está direcionado para o alvo.

Já faz um tempo que o Mercado Livre pensa em estratégias para diminuir a dependência que tem com os Correios. Apesar de o Mercado Envios ainda trabalhar em parceria com a estatal, cada vez mais ela vem rompendo esses laços.

Esse movimento está acontecendo desde 2018, quando o marketplace conseguiu uma liminar contra a estatal para impedir o aumento de 51% no frete de compras online, mas ficou mais forte em 2019 quando o principal problema foi o atraso nas entregas.

O estopim foi esse ano com o boom do e-commerce na pandemia e um sistema dos Correios que naturalmente já não comporta tamanha demanda. Juntando com a greve dos funcionários, o resultado foi ainda mais desastroso: um aumento de 514% em reclamações no primeiro semestre, segundo o Procon.

Como o despacho rápido é um dos pilares da empresa, além das entregas Full, em que os produtos são armazenados em seu estoque diminuindo o processo logístico, a Meli Air foi o último passo nessa direção.

#DicaAmplia: Para o seu e-commerce também conseguir fazer todas as entregas no tempo previsto é preciso organização. Tenha isso com o meu texto sobre como fazer controle de entregas com integração logística.

Priorizando os centros de distribuição de São Paulo e da Bahia, fazendo entregas durante o dia todo, a prioridade dos produtos transportados pela Meli Air será aqueles com entregas de até 24h. Mas, claro, isso também pode se estender para as demais encomendas.

Afinal, a Meli Air vai funcionar ou não?

homem de camisa jeans em fundo amarelo com a mão, indicando que quer apresentar a sua ideia.

É fato: um avião de carga transporta um número bem maior de produtos em um tempo bem menor. Mas será que eles vão conseguir cumprir tudo o que prometeram com esses quatro aviões?

Essa resposta é simples e matemática: o tempo de voo entre São Paulo e Salvador é, em média, de 2 horas e meia. O Boeing 737-400, como o modelo cedido pela Sideral, suporta 22 toneladas e 14 horas de voo por dia.

Somando:

(2h30 de viagem) : (14h voo dia) = aproximadamente 6 viagens
(6 viagens) X (22 toneladas) = 132 toneladas

(132 toneladas) X (4 aviões) = 528 toneladas/dia

Como a empresa chega a vender um milhão de produtos por dia, a Meli Air vai sim dar um respiro para as encomendas, principalmente para aqueles de entrega urgente. Mas a maior parte dos produtos vão ser beneficiados mesmo é pelos centros de distribuição.

Ou seja, a Meli Air, junto com a ampliação dos CDs e da malha rodoviária, vai diminuir consideravelmente o prazo das entregas.

Mas a intenção deles pode não ser apenas um transporte rápido

A essa altura do campeonato você já entende que muitas ações têm motivações além da mais óbvia. Ao meu ver, a Meli Air é um desses casos. Vou te explicar melhor.

Você não acha estranho esse anúncio vir justamente quando gigantes como Via Varejo e a Magalu apresentam as suas soluções logísticas para seus e-commerces? Até então o Mercado Livre já tinha uma parceria com a Azul para transportar suas mercadorias pelo ar que parecia estar dando muito certo.

Então, para mim, a Meli Air além da solução de logística tem também um ar de competição entre as gigantes do e-commerce hoje. E pelo menos em relação à repercussão, o Mercado Livre ganhou essa – tanto é que estou aqui, falando sobre isso.

Bom, no final das contas o que eu quero de verdade com esse texto não é que você duvide totalmente da capacidade ou mesmo intenções da Meli Air. Quero é que você tenha uma visão crítica dessas informações. Só assim podemos analisar os fatos e tomar as melhores decisões.

Na verdade, além de ensinar tudo o que eu aprendi ao longo dos anos de experiência no e-commerce, essa é a principal lição que eu tento passar com meus textos: a habilidade da percepção.

E se você gosta de textos como esse, que tem uma linha quase jornalística, fique sempre de olho no Blog aqui do Amplia e no nosso Instagram, que sempre tem conteúdo como esses.

Boa leitura!