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Guia para anúncios na B2W: o que fazer? Como fazer?

Uma das primeiras lições que aprendemos sobre vender na internet é que é impossível abraçar o mundo. Divulgar em todos os canais pode sair bem caro e até ser pouco efetivo. A melhor estratégia é focar os seus esforços na direção certa – e os anúncios na B2W são um dos passos certos nessa jornada.

Se você decidiu vender na Americanas, Shoptime e Submarino, está vendendo na B2W. A sua plataforma de anúncios, quando bem configurada, te ajuda a vender mais sem a necessidade de outros mecanismos, como o Google Ads.

Ótimo, não? O problema é que muita gente não conhece bem a ferramenta B2W e o negócio perde visibilidade para quem já sabe trabalhar nesse modelo.

Se você não quer ser um desses, vem comigo!

O que são os anúncios da B2W?

Antes de tudo, preciso te dizer que é comum utilizar o termo “anunciar em marketplace” quando você expõe os seus produtos em alguma dessas plataformas que eu citei acima. Eu, particularmente, uso o termo vender no marketplace.

Por isso, quando eu disser algo relacionado a “anúncios na B2W”, estou me referindo a anúncios pagos aqueles que vão dar mais visibilidade para o seu produto dentro da plataforma por um certo valor.

Esses anúncios são feitos através da ferramenta B2WADS, um sistema que permite divulgar de diferentes formas. Veja algumas delas:

Display:

São banners do seu produto que aparecem em forma de cabeçalho, rodapé e faixas laterais por todo o site, seja na home, páginas internas, campo de busca, no aplicativo ou e-mail.

Captura de tela do site Shoptime que mostra o banner de um anúncio do Galaxy 10 na página inicial.
Fonte: Mediakit B2WADS

Produtos patrocinados

Sabe quando você faz alguma pesquisa ou está na página de um produto específico e aparecem itens de “sugestão”? Na verdade eles também são uma forma de anúncio na B2WADS que aparecem de forma bem natural e são analisados de acordo com os comportamentos do seu cliente no site.

Captura de tela do site submarino que mostra a pesquisa da palavra "Smart TV" e mostra alguns produtos sugeridos.
Fonte: Site Submarino

Ações Personalizadas

Nesse caso, além dos anúncios na B2W, eles funcionam como intermediários para outras ações – como enviar amostras de produtos para clientes específicos, vale-presentes, B2W prime e até criar um hotsite personalizado para a sua marca dentro dos sites B2W.

Captura de tela mostrando um hotsite do Moto G dentro do site da Americanas.
Fonte: Site Americanas

É necessário utilizar o B2W Ads?

Foto de uma jovem mulher em seu escritório olhando para o notebook e pensando.

Se o seu medo é que sem o B2WADS não vai mais conseguir vender nos marketplaces do grupo, pode ficar tranquilo. Muitos dos vendedores de lá nem conhecem esse serviço. E você mesmo, até hoje, conseguiu levar as suas vendas sem ele, não é?

Mas quer um conselho de amigo? Acho que vale a pena implementar.

Lembra quando eu comecei o texto te parabenizando por ter concentrado as suas ações dentro da B2W? Pois bem, mesmo assim só no primeiro trimestre de 2020 haviam 55,4 mil vendedores ofertando com eles – entre esses, pode ter certeza, muitos são seus concorrentes.

Se você fizer anúncios na B2W, está um nível acima de todos os seus concorrentes, e consegue vender mais. Mas como fazer?

De uma vez por todas: como fazer anúncios na B2W?

Agora que você já está bem familiarizado com o assunto e já até pensou um pouco sobre investir nos anúncios na B2W, está mais que na hora de conhecer a fundo do que se trata a B2WADS e todas as possibilidades. Vamos lá?

#DicaAmplia: Mas antes de entender como funciona a B2WADS veja o meu review dos melhores marketplaces para ver se ele é mesmo a melhor escolha para o que você procura. Lá tem todos os prós e contras dos maiores no mercado.

Fazendo o cadastro

Aqui não tem muito segredo, mas você já precisa ser um lojista no marketplace para poder acessar a plataforma. Se esse for o seu caso, é só acessar este link e clicar em “fazer o login com Marketplace”. Simples assim!

Utilizando a Plataforma

Fonte: Site B2WADS
Fonte: Site B2WADS

Quem já fez alguma campanha no Google Ads não vai encontrar problemas, porque funciona mais ou menos igual, como o Leilão de Palavras.

Se você nunca fez um anúncio patrocinado no Google, sugiro que leia meu texto sobre quais os melhores tipos de propaganda para e-commerce. Lá eu te mostro como funciona o esquema de lances e índices de qualidade para o site de pesquisa, Facebook e Instagram.

A B2WADS é ainda mais simples e possui apenas 3 abas:

  • Dashboard: a página inicial onde você encontra um resumo de todas as suas campanhas e resultados;
  • Campanhas: onde você cria, gerencia e pausa seus anúncios;
  • Financeiro: que é onde ficam informações como os relatórios de quanto foi gasto, investimentos ativos e créditos.

Sobre esse segundo tópico, vou te explicar melhor como funcionam as cobranças:

Pagamentos

Captura de tela da B2W Ads onde mostra a página de pagamentos da plataforma.
Fonte: Site B2WADS

Assim como no Google, você determina quanto será cobrado a partir do seu orçamento de anúncios por dia e CPC (custo por clique). Fazendo um passo a passo bem simplificado, funciona assim:

  1. Você cria uma campanha e escolhe o orçamento máximo em anúncios da B2W por dia (atenção, pois quando atingido esse valor, novos anúncios aparecerão para os seus clientes só no dia seguinte);

  2. Escolhe o valor do CPC através de um esquema de leilão de palavras (quanto mais disputadas, mais você deverá pagar);

  3. Obtenha créditos para os anúncios na B2W. Eles funcionam de forma pré-paga, ou seja, você faz o pagamento através de um boleto ou transferência e depois usa.

Obs: Esse valor também pode ser descontado das comissões dos seus produtos vendidos.

Não contente-se apenas com o B2WADS

Como você já deve ter percebido, fazer anúncios na B2W é sim uma ótima estratégia, mas ela pode ter ainda mais força se você potencializar com outras ferramentas.

O próprio B2WADS permite que você faça isso a partir das chamadas Mídias Cooperadas, nas quais você investe também em outros meios como post patrocinados no Facebook ou Google, por exemplo, que levam para o seu produto dentro de um dos sites do conglomerado.

Captura de tela de uma pesquisa por “notebook” no Google que tem como um dos resultados o anúncio de um modelo no site da Americanas.

Isso pode ser bem interessante pois, além do investimento em SEO que eles já tem, você conta com os estudos, gatilhos mentais e rankeamento que esses sites já possuem hoje.

Como você já pode ver, esse é o cenário perfeito! Mas como em tudo nos negócios, para alcançar grandes resultados é preciso uma grande dedicação. Então, além de tudo o que eu te ensinei aqui sobre anúncios na B2W Ads, você também vai precisar ter um conhecimento sobre como divulgar em cada um dos canais desejados.

Para começar, o que acha de ler o meu guia básico de marketing digital para e-commerces? Nele você vai encontrar todos os primeiros passos para fazer um anúncio no Google, divulgar nas redes sociais e enviar um e-mail marketing, por exemplo.

Te encontro lá!