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Como escolher o nome da sua loja com boas palavras chave?

Se você está pensando em abrir um negócio, entender como escolher o nome da loja deve ser a menor das suas preocupações, não é? Provavelmente você já tem uma lista de nomes com o perfil do seu público e dos seus produtos. Isso é meio caminho andado. Mas e o resto da estrada?

Você está levando em conta a facilidade de ser encontrado pelo Google? Se não, hoje vou te mostra como escolher o nome da sua loja – ou até mesmo adaptá-lo – utilizando a pesquisa de palavras-chave.

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Vamos?

O que são palavras-chave e como elas podem me ajudar?

Pessoa sentada com pernas esticadas e um notebook no colo. Na tela vemos uma ilustração do que é palavra-chave escrito em inglês (keyword)

Já parou para pensar em quantos milhões de lojas online existem? Agora, reduzindo para apenas as que vendem o mesmo que você, ainda assim são milhares delas.

Com tantas opções é impossível entrar em cada uma pra encontrar o que procura, então o que eu, você e o seu comprador fazemos é buscar no Google. A forma com que seus clientes fazem essa busca é através de palavras chave. “Confecções em São Paulo”, por exemplo.

Utilizando essa estratégia do jeito certo – incluindo palavras chave no nome da sua loja e nas descrições dos produtos – o seu cliente vai ser direcionado até você sempre que procurar algo do seu segmento.

Vamos usar a descrição de produtos para dar um exemplo: pegando uma tendência recente na moda, pode ser que seu potencial cliente pesquise por “camiseta tie dye” no Google. Se você trabalha com esse produto, ótimo: é só inserir esse nome no título e descrição do produto e está tudo certo.

Agora, vamos supor que o seu cliente procura saber “ como fazer camiseta tie dye”. Não é por isso que você deve desistir dessa venda. Na descrição dele você pode colocar algo como “são inúmeras combinações que você pode fazer com camiseta tie dye”.

Viu? Ele já estava interessado pelo produto, caso a camiseta da sua loja seja bonita e tenha um preço atrativo, com certeza essa é uma venda convertida.

As palavras-chave devem estar em qualquer tipo de presença que você planeja ter na internet. Para entender direitinho como isso funciona, é só dar uma olhada no meu guia completo de pesquisa de palavras-chave. Lá você vai saber como selecionar e utilizar cada uma delas, estando ainda mais preparado na missão de como escolher o nome da sua loja.

Então, se ao buscar algo na internet podemos fazer com o que o seu cliente encontre um produto seu, porque não fazer milhares de buscas chegarem até a página inicial do seu site, onde estão todos os seus produtos? Isso você consegue sabendo como escolher o nome da loja utilizando palavras-chave, que é o nosso próximo passo:

Como escolher o nome da loja levando em consideração as palavras-chave:

Ilustração da fachada de uma loja com interrogações no lugar do nome. Ao lado vemos um celular, ilustrando a versão de e-commerce.

Agora que você já está inserido no universo das keywords e entendeu a sua importância, está pronto para saber como escolher o nome da sua loja direcionando para o Google..

Falando apenas que elas devem estar no nome do seu negócio, parece difícil fazer a ligação, mas respondendo a essas três perguntas fica bem mais fácil:

  • Como encontrar nomes de loja buscando palavras-chave?
  • Como adequar uma palavra chave a um nome?
  • Como aproveitar o nome ao máximo?

Esses são os três questionamentos principais para saber como escolher o nome da loja com as palavras chave. Vamos nos aprofundar mais?

Como encontrar nomes de loja buscando palavras-chave?

Na verdade qualquer palavra ou combinação delas pode ser uma palavra-chave, desde que alguém busque por elas. O que difere uma palavra chave boa de uma ruim é a quantidade de buscas, sua concorrência e a conexão com o seu público e segmento.

E para saber como escolher o nome da sua loja com boas palavras-chave, o próprio Google pode te ajudar. Estou falando da Ferramenta Keyword Planner, que está a disposição de qualquer um que tem uma conta no Google Ads, seu gerenciador de anúncios.

Claro, lá você não vai encontrar o nome certinho da sua loja apenas buscando uma palavra-chave, mas serve para ter um termômetro dos produtos e empresas que as pessoas estão buscando, e ainda te dá sugestões de outras palavras-chave que você nem tinha pensado. Veja só:

Captura de tela de uma pesquisa na ferramenta Keyword Planner do Google de camisetas, camisetas customizadas e roupa casual.

Como adequar a palavra chave a um nome?

Para alguns segmentos como, “itens de decoração”, “produtos hospitalares” ou “instrumentos musicais”, o trabalho de como escolher o nome da loja fica bem mais fácil. É só colocar o seu nome escolhido e o complemento que mais tenha alcance.

“Leão Produtos Hospitalares”, por exemplo. Outro melhor: “Casa Clean Itens de Decoração”, ao invés de apenas “Casa Clean”.

Assim, sempre que o seu cliente procurar por itens de decoração, o site da sua empresa fica em uma posição de maior destaque, além de direcionar também para aqueles que buscam uma decoração mais sofisticada e minimalista.

Agora, seguindo com o exemplo de moda: sabemos que ele exige uma criatividade muito maior e há vários subnichos como roupas de festa, casual, alfaiataria, etc. Então fica um pouco mais complicado decidir como escolher o nome da sua loja e também o seu complemento.

De modo geral, o que eu tenho observado, principalmente para quem tem uma marca própria, é utilizar nomes como “Maison”, “Ateliê” ou “Streetwear”. Isso pode dar um toque de requinte à sua marca, mas será que são os termos digitados nos mecanismos de busca? Ou seria melhor utilizar nomes mais comuns que tenham relação com o seu produto, como “roupas femininas”, “camisas masculinas” ou mesmo “camisetas”?

Comparação feita no Keyword Planer entre palavras relacionadas à roupas. “Roupas femininas tem mais acessos” e “maison” menos.

Bem, aqui chegamos a um impasse: as palavras que possuem mais acesso, proporcionalmente tem uma concorrência maior, até porque muitos estão utilizando elas na estratégia de seus sites. Mas isso não necessariamente significa algo ruim para você que busca saber como escolher o nome da sua loja.

Digo isso porque essas palavras são indicadas justamente para nomes de lojas, categorias ou home do site, pois atendem uma busca direta ao que o seu cliente busca e gera mais autoridade para o site.

Já em outras páginas, como na descrição de produtos, o indicado é por keywords com mais palavras. Para entender mais sobre isso, veja o meu texto que te mostra como fazer a descrição de produto.

Como aproveitar ao máximo o nome?

Com as duas primeiras perguntas, já deu para você descobrir como escolher o nome da sua loja usando palavras chave. Agora vou te mostrar como fazê-la alcançar boas posições, afinal, todo estreante no mercado começa anos atrasado em relação a grandes empresas já consolidadas do mesmo segmento que você.

O segredo é utilizar o nome completo em qualquer lugar que esteja presente na internet. Não adianta saber como escolher o nome da sua loja e não utilizá-lo, não é?

O Magazine Luiza mesmo, existindo desde a década de 50, só a poucos anos sentiu a confiança de utilizar apenas “magalu”. Então, se a sua loja vai se chamar “Fashion Camisetas”, por exemplo, na tela inicial do seu site utilize esse nome, e não apenas “nós da Fashion […]..”.

Isso serve para alavancar o nome da sua loja. Quanto mais lugares ele estiver, mais os algoritmos do Google vão encontrar credibilidade no seu site. Para isso, além do site, como eu te disse aqui, você deve ficar atento para utilizar o seu nome completo em nome de usuário e postagem de mídias sociais, blogs e onde mais a sua loja tiver presença.

Como verificar se o nome escolhido tem o domínio disponível?

Imagem de uma mulher marcando um “v” de “ok” em quadrados que parecem ser num vidro entre a câmera e ela. Não vemos seu rosto.

Até aqui você ja aprendeu como escolher o nome da sua loja e como aumentar o rankeamento dele. Falta saber se ele está está disponível para registro.

Para fazer essa verificação, o que muitos fazem é buscar o site desejado na barra de endereços. Se não encontrar nada, já dá continuidade ao processo. Eu não recomendo isso porque, muitas vezes, pessoas compram um domínio para “segurar lugar” e nem o utilizam.

O caminho mais certeiro é fazer essa análise no registro.br, que é o departamento responsável por todos os sites que utilizam o domínio de topo “.br”. Isso soa bem mais garantido, não é?

Além de garantido, é também bem fácil. Tudo o que você tem a fazer acessar o site deles e digitar o domínio que deseja:

Captura de tela de uma simulação de disponibilidade do domínio “fashioncamisetas.com.br” no site registro.br. Está disponível

Ótimo! O site para a Fashion Camisetas está disponível. Mas e se não estivesse? Nesse caso, o próprio sistema deles já te dão sugestões de sites que você pode utilizar.

Na maioria das vezes, essas sugestões apenas trocam o “.com.br” por algum outro como “.net.br” ou “.blog.br” por exemplo. Caso você não esteja realmente apaixonado pelo novo nome, sugiro pensar em um outro ao invés de trocar o final do domínio. Digo isso pois quando o seu cliente for digitar o seu site, pode não se atentar a isso e digitar o que está mais acostumado.

Agora sim! Te mostrei tudo o que eu sei sobre como escolher o nome da sua loja com boas palavras-chave.

Essas dicas que eu te dei aqui são fortes recomendações de quem já vive a anos e e-commerce e garante que esse esse é o jeito mais fácil de ser encontrado pelo Google e também de aumentar a conexão com o seu cliente. Mas não são uma regra.

E assim como escolher o nome da sua loja utilizando keywords, funciona também estratégias de marketing digital: utilizando elas ou não, você vai continuar tendo o seu e-commerce, só não vai ser encontrado pelos clientes. É como ter uma loja na última rua do bairro mais afastado da cidade.

Agora, se você quer estar em destaque onde trafega milhões de clientes e mais que isso, chamar a atenção deles, não abra a sua loja sem antes ler o meu guia de marketing digital para e-commerces. Eu te garanto que com poucas estratégias e (quase) nenhum investimento já consegue aumentar significamente as suas vendas.

Até a próxima!

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