Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Escolhendo a plataforma de loja virtual ideal

Geralmente a primeira decisão que as pessoas tomam quando estão prontos para fazer uma mudança online, é escolhendo uma plataforma de loja virtual para ampliar seus negócios.

Sabemos que é um grande desafio escolher a plataforma ideal, por isso, preparamos este conteúdo para te ajudar a decidir qual se encaixa melhor com a sua realidade. Vamos lá?

O que é uma plataforma de loja virtual?

Uma plataforma de loja virtual é uma maneira de construir e criar uma experiência online que permite fazer vendas e atender pedidos de forma eficaz, segura e rápida.

Enquanto a maioria das pessoas pensa que a plataforma de comércio eletrônico é apenas uma ferramenta que possibilita vender online, na verdade é muito mais do que isso. Ela é um centro de comando empresarial completo, onde você controla tudo, desde o gerenciamento de estoque, acompanhamento de vendas até as tendências de crescimento.

Existem muitas razões pelas quais uma plataforma de loja virtual é mais interessante para você contratar do que um desenvolvedor da web, entre eles estão a usabilidade, custo benefício e a capacidade integração com diversos marketplaces do mercado.

Mulher na frente de um notebook, segurando um cartão de crédito pesquisando roupas.

O mercado de plataformas de lojas virtuais não é algo pequeno, existem diversas opções disponíveis — cada uma possui suas características, como preços, facilidade de operação, ferramentas e entre outros. Por isso, antes de escolher a melhor, é interessante conhecer quais são suas principais vantagens.

Vantagens de ter uma loja virtual

Em um mundo cada vez mais digital, a procura por lojas virtuais tem sido ainda maior. Fato é que iniciar uma loja online é muito mais fácil do que montar uma loja física, isso porque hoje em dia existem diversas plataformas de lojas virtuais disponíveis no mercado com as mais variadas soluções. Por fim, quais são as vantagens de iniciar um negócio online?

Maior alcance de consumidores

Com uma plataforma de loja virtual sua empresa irá alcançar um número ainda maior de pessoas, de qualquer lugar do Brasil, ou seja, as chances de obter mais clientes é ainda maior se comparado com uma loja física.

Afinal, hoje a maioria das pessoas possuem acesso à internet e podem navegar sem nenhuma dificuldade pelas redes.

Funcionamento 24 horas

Com uma plataforma de loja virtual é possível que sua empresa fique disponível ao consumidor 24 horas por dia, permitindo que o seu cliente conheça os seus produtos sem sair de casa, a qualquer hora do dia.

Muitas pessoas têm o hábito de comprar à noite, por exemplo, pois dispõem de mais tempo para navegar e achar o produto ideal.

As pessoas estão priorizando a facilidade, segurança e agilidade na hora de comprar online, em vista disso, é importante observar o comportamento dos consumidores e aproveitar o momento para aumentar as vendas e fidelizar seus clientes.

Acesso total às informações do cliente

Por meio de uma plataforma online para sua loja virtual você consegue ter acesso às informações mais importantes do seu cliente, como e-mail, histórico de compras/navegação, contatos e muito mais.

Mulher na frente de um notebook cheio de dados, segurando seu smartphone.

Essas informações podem ser aproveitadas para realizar estratégias de marketing digital mais assertivas, fazendo com que seu cliente se sinta gradativamente mais atraído pela sua marca e volte a comprar mais vezes.

Investimento inicial mais baixo

Não é novidade para ninguém que abrir uma loja física custa muito mais do que abrir uma loja online, certo? Isso porque muitas vezes conseguir um bom ponto para montar uma loja física exige tempo e um alto investimento para que ela fique bem estruturada.

Além, é claro, de todos os gastos extras com documentações que são extremamente burocráticas que todo negócio exige — principalmente espaços físicos.

Contudo, no meio digital isso não acontece, pois basta comprar um domínio, escolher uma boa plataforma de loja virtual (muitas já disponibilizam modelos de layout dentro da ferramenta), oferecer diferentes formas de pagamento e pronto, sua loja está pronta para começar a vender.

Assim, o investimento em uma loja virtual é inicialmente mais baixo, se comparado a uma loja física.

Abaixo vamos apresentar algumas características que é necessário prestar atenção na hora de escolher a melhor plataforma para e-commerce.

Como escolher uma plataforma de loja virtual ideal para o seu negócio?

Para escolher a plataforma de loja virtual de acordo com as suas necessidades é preciso ficar atento em alguns pontos, vamos lá?

Estoque, clientes e pagamentos

Sempre considere o tamanho do seu estoque e, sempre que estiver procurando uma plataforma de loja para usar, verifique se está pagando o menor valor pelos serviços necessários. Muitas empresas fornecerão métodos de pagamento alternativos para apenas alguns produtos.

Produtos

Você terá poucos produtos ou vários? A construção de um catálogo em seu e-commerce é muito importante para que seus clientes vejam claramente o que você está vendendo.

Por isso, procure por plataformas que forneçam mecanismos simplificados para inserir, editar e excluir produtos, o que fornece maior autonomia na gestão do estoque.

Notebook aberto com um mini carrinho de compras em cima com caixas de papelão dentro e sobre o notebook.

Frete

Se a ideia é simplificar e facilitar as coisas, ter opções de frete disponíveis na sua loja virtual também é essencial. Uma das principais reclamações dos clientes são os prazos e custos de entrega.

Ao procurar por uma plataforma de loja virtual, confirme se ela fornece mecanismos de frete integrado com a solução de e-commerce. Isso garantirá mais segurança e agilidade no momento de fechar os pedidos e despachá-los.

Layout

O ditado popular diz que comemos com os olhos, não é mesmo? Assim também é quando compramos. Um site bem apresentado e com design user friendly (amigo do usuário) asseguram que seus clientes encontrem o que procurem e fechem de pedidos de forma rápida e segura.

Procure por soluções que forneçam layout prontos, mas que ao mesmo tempo, sejam possíveis de estilizar, adicionar banners e editar funcionalidades. Não se esqueça, o layout é como se fosse a vitrine da loja, fundamental!

Ferramentas de vendas e custo da plataforma

Entenda as funcionalidades da sua plataforma, sobretudo quais soluções ela disponibiliza de forma nativa ou por integração para impulsionar suas vendas. Aqui é possível incluir as opções de frete e pagamento, as soluções de marketing e automação e entre outros.

O valor a ser investido por uma loja virtual deve ser levado em consideração. A Amplia fornece diversos planos para o seu negócio, para atender desde o iniciante na jornada de vendas virtuais à grandes negócios.

Campanhas e integrações

A plataforma permite a criação de campanhas, como datas comemorativas ou promoções/descontos? Essas soluções são muito importantes para promover engajamento e vender mais na sua loja virtual.

Integrações nativas representam o quão bem estruturada a plataforma. Algumas ferramentas que você utiliza ou possa vir a utilizar, muitas vezes, precisam estar funcionando de forma integrada como sua loja virtual. Tenha visão de futuro nesta etapa e analise se a plataforma já oferece integrações e/ou capacidade de integrar novas soluções.

Suporte e custo de implantação

Por último, mas não menos importante, selecione a plataforma que melhor se adapta ao seu orçamento. Procure oportunidades de pagar valores mensais em vez de depender de uma pequena porcentagem de uma venda para a empresa que está hospedando sua plataforma.

Não esqueça de consultar sobre o suporte oferecido pela plataforma, pois ao implementar e mesmo após implementação, muitas dúvidas podem surgir e será preciso contar com ajuda especializada para saná-las.

Mas aí já estou me estendendo. O que você leu aqui é só um prólogo para a Metodologia IMAVO, uma imersão em anos de mercado para te ajudar a montar seu primeiro e-commerce ou melhorar o que você já tem.

Bora conhecer os módulos?