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Mensagem de Natal para clientes: o que e onde mandar?

Ainda não é o Natal, mas falta bem pouco. Creio que a essa altura você já cuidou das suas ações, campanhas e promoções para aumentar o faturamento nesta data. Mas e nas mensagens de Natal para seus clientes, já pensou?

Sim, uma mensagem dessas também serve para demonstrar a importância que você dá à relação com o seu consumidor. Uma boa oferta pode até fechar uma venda, mas um relacionamento sólido pode manter seus clientes com você o ano todo.

Então, se você está convencido a escrever mensagens de Natal para os seus clientes, quer fugir dos clichês mas ainda não sabe como fazer, nesse texto eu vou tirar as suas dúvidas.

Vem comigo!

O que escrever

Pessoa digitando em um notebook sobre uma mesa branca. Há enfeites de Natal em volta.

Antes de mais nada, preciso voltar com você naquela velha história de que uma mensagem de Natal para clientes ou qualquer outro tipo de e-mail, post, cartaz ou o que quer que seja deve estar de acordo com o seu produto, sua loja e principalmente o seu consumidor.

Para isso eu costumo trabalhar dois recursos que resolvem bem essa “crise de identidade”:

  • Entender a sua persona: você não pode conversar na mesma linguagem com uma adolecsente que compra maquiagens e com um homem de negócios que procura ternos sob medida, não é?
  • Entender a personalidade do seu produto: pegando esses mesmos exemplos – você não vende maquiagem, você vende beleza, cor, alegria e autoestima. Para a outra persona vende requinte, sofisticação e segurança para fechar um negócio.

Assim vai ficar bem mais fácil de você escrever uma mensagem de Natal para clientes. Pegue as palavras chave que traduzem a personalidade do seu produto e associe com a sua persona nos tipos de mensagens que eu vou te mostrar agora:

Mensagem promocional

Eu sei que comecei esse texto fazendo um contraponto entre as mensagens de Natal para clientes focadas em ofertas e as de felicitações. Mas tem presente melhor que uma vantagem em forma de cupom?

A diferença entre os dois é justamente essa: você não está ofertando algo. Está desejando boas festas ao seu cliente e dando um presente a ele. Isso sim é poderoso!

Veja o exemplo:

“Natal é tempo de compartilhar…

Compartilhar união, [Aqui você coloca os ítens da personalidade do seu produto]…
E é isso que desejamos a você nesse dia.

Falando em compartilhar, toma aqui um cupom de XX% em nosso site para deixar a sua noite de Natal com mais brilho ainda!

<<É só clicar aqui para resgatar>>”

Viu que nem a CTA está no imperativo ou apelando para “Compre agora” ou algo assim? Isso deixa a ideia de “presente” ainda mais clara na sua mensagem de Natal para clientes.

Mensagem de Férias

Ninguém é de ferro! E principalmente neste ano tão agitado para o e-commerce, é até merecido que você decida dar folga a alguém da sua equipe ou até para você mesmo.

Mas sabemos que principalmente nos pequenos negócios, com a equipe reduzida, qualquer desfalque pode comprometer a entrega ou atendimento. Então o meu conselho é que você direcione essa mensagem de Natal para clientes em “estamos tendo pedidos demais e por isso o seu pode demorar” ao invés de “estou tirando férias”.

Isso vai soar bem mais profissional e juro que não é uma jogada desonesta. Todo mundo faz.

Olha como pode ser:

“Olá, tudo bem?

Parece que esse Natal vai ser cheio de [Ítens da personalidade do seu produto] pra muita gente e ficamos muito contentes em fazer parte disso.

Para dar conta de tantos presentes, pode ser que o seu pedido leve um pouco mais de tempo do que o esperado. Mas fique tranquilo(a) que já colocamos à disposição todas as renas do Papai Noel e logo logo seu pedido chegará aí no seu endereço, tudo bem?”

Na verdade, essa é uma mensagem que ninguém gosta de receber, mas o segredo é você não deixar o seu cliente desinformado, já que um dia de atraso sem explicação pode trazer insegurança e fazê-lo cancelar o pedido.

Outro ponto obrigatório nesse tipo de mensagem de Natal para clientes é você mostrar, sim, que pode haver um problema, mas logo apresentar uma solução. Caso não funcione bem com a sua persona, não precisa criar essa historinha envolvendo o Papai Noel, mas deixe a mensagem o mais leve possível e informe que está tomando medidas para resolver, ok?

#DicaAmplia: seja por desfalque na equipe, quantidade de pedidos ou mesmo se a sua loja está crescendo, o que eu indico é automatizar a sua logística para deixar tudo mais simples e rápido. Para isso veja o meu texto sobre como fazer controle de entregas com integração logística.

Mensagem de relacionamento

E a última possibilidade de mensagem de Natal para clientes que você pode mandar é aquelas clássicas, sem nenhum objetivo por trás além dos votos.

Aqui não tem muito segredo além das dicas no começo desse tópico e, sinceramente, é um tipo de mensagem bem pessoal que deve ser feita por quem melhor entende a sua empresa e o seu cliente.

Mas se você ainda está sem ideias, eu posso te dar uma mãozinha:

Mensagem de citação:

“A minha ideia de Natal, seja este antiquado ou moderno, é muito simples: amar os outros. E se pensarmos bem, por que é que temos que esperar pelo Natal para fazermos isso?”

Bob Hope

Mensagem informal:

“Esse não foi o mais fácil dos anos, mas serviu para reconhecermos que na vida o mais importante é quem – e não o que – nós conquistamos.

Por isso queremos aproveitar esse dia cheio de luz e significados para agradecer por estar com a gente e desejar que o espírito de Natal encha a sua casa.”

Creio que com essas três linhas de texto já deu para você saber onde o seu e-commerce mais se enquadra e qual caminho seguir. Mas antes de começar a digitar a sua mensagem de Natal para clientes, é preciso decidir por qual plataforma você vai enviar.

Por onde enviar mensagem de Natal para clientes?

Mesa azul claro com um notebook, um bloco de notas, canetas, envelope e celular.

Saber a ferramenta que você vai enviar a sua mensagem de Natal para clientes é decisivo até mesmo para entender o que vai estar no texto. Hoje temos diversas opções que vão permitir um nível de interação e formalidade de acordo com a relação que você já tem com ele.

Desse mar de opções, as três que eu acho mais bacanas são:

E-mail:

É um formato mais longo e dinâmico. Permite você enviar textos maiores, gifs, criar um design diferenciado e o que mais couber a sua criatividade.

Bom, mas a má notícia aqui é que é bem possível que todo esse empenho e criatividade nem seja aberto pelo remetente. Isso porque com certeza todo mundo vai enviar um e-mail com mensagem de Natal para clientes. Você mesmo é prova disso: todos os anos, quantos e-mails de Natal chegam na sua caixa de entrada?

Para otimizar essa ferramenta na sua mensagem de Natal para clientes, duas dicas são bem valiosas:

  • Segmentar os envios: provavelmente o seu e-mail vai se referir a um cliente. Mas na sua lista de transmissão tem pessoas que só assinaram a Newsletter e ainda nem compraram, fornecedores e afins. Se você mandar pra todo mundo, além de ter um grande desgaste, o seu remetente pode ser denunciado como spam e aí já era.
  • Seja interessante: você lembra de ao menos um e-mail que recebeu no Natal do ano passado? Isso porque eles são descartáveis. Para reverter isso, conte a história de um cliente seu, algo que aprendeu, faça uma retrospectiva desse ano… eu te garanto que coisas assim marcam bem mais.

Se mesmo assim você achar que um e-mail com mensagem de Natal para clientes não está funcionando, o melhor mesmo é partir para um contato mais pessoal.

Whatsapp

Se você já tem um contato mais próximo com o seu cliente e um canal de contato que permite isso com o whatsapp business, que permite programar respostas rápidas e segmentar clientes, enviar uma mensagem de Natal para os seus clientes por aqui pode ser a melhor opção.

Já que o seu cliente está o tempo todo com o celular na mão, com certeza ele vai ler essa mensagem. Inclusive, essa é uma de suas principais características: a taxa de abertura em torno de 70%, enquanto um e-mail com 20% já é excelente.

Mas como nada é perfeito, enviar uma mensagem de Natal para clientes pela ferramenta de texto também tem seus pontos de atenção:

  • Inconveniência: receber uma notificação na noite de Natal, quando está com a família pode ser bem invasivo. Então procure os melhores horários ou mesmo um dia antes para certificar de que não atrapalha nada;
  • Contato: mensagens de Natal para clientes não é uma conversa, como a plataforma incentiva, então é bem provável que você não tenha um retorno. E, mesmo se tiver, é inviável – e até estranho vocês dialogarem.

Para resolver esse problema, a dica que eu tenho é voltar aos primórdios da comunicação. Olha só no próximo tópico:

Carta:

Sim, uma carta! Por ser absolutamente personalizável ela vai justamente passar a ideia de que estamos falando desde o início de estreitar laços e mostrar a importância que esse cliente tem para o seu negócio.

Sim, o único contra que você terá vai mesmo o custo e trabalho para enviar cada uma delas, mas se você escolher a dedo aqueles clientes que realmente merecem tal dedicação, isso não será um problema.

E o que acha de inovar nessa carta inserindo um QR Code para o site da sua loja? Vai ficar perfeito! Com certeza é uma ótima ideia de mensagem de Natal para clientes.

Foto de homem fantasiado de Papai Noel escrevendo uma carta em uma máquina de datilografia.

Então é isso: tenho certeza que se você procurava mais que uma lista de “99 mensagens de Natal para clientes”, como tem aos montes por aí na internet. Mas eu consegui cumprir bem o meu papel com esse texto, que não era te dar algo pronto, mas te ensinando como fazer a mensagem perfeita para a edição deste ano.

E, na verdade, escrever para e-commerce é isso. Já tem tantos por aí fazendo mais do mesmo, então o jeito de se destacar criando algo novo.

Se você concorda comigo, eu tenho uma super dica que vai te ajudar a escrever de forma original uma mensagem de Natal para clientes, um post, descrição de produto, e-mail marketing e qualquer comunicação na sua loja virtual.

Estou falando do meu guia prático de redação para e-commerce! Com certeza você vai sair dominando todas as técnicas para interagir da melhor forma com o seu cliente. Boa leitura e Feliz Natal!