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Checklist de Dia dos Namorados para o e-commerce

Já começo esse texto te dizendo que tudo o que vou mostrar para você aqui são orientações práticas que devem ser encaradas como urgência. O dia dos namorados para o e-commerce já começou e muitos dos seus clientes já passaram da etapa de só pesquisar e estão finalizando as suas compras.

Isso se deve justamente pelo tipo de negócio. Ninguém quer chegar no dia 12 sem ter o presente em mãos, por isso já estão comprando logo para não correr nenhum risco. Neste caso, você já está até um pouco atrasado.

Então vou fazer uma lista bem enxuta, mas altamente efetiva, só o que eu sei que ainda dá tempo de ser executado.

Vem comigo.

Listagem com os itens mais indicados

foto de um casal mostrando apenas do pescoço para baixo, com foco nas mãos. Ele está entregando uma caixa de presente a ela.

Não sei como é a sua relação com seus fornecedores no que diz respeito a prazo de entregas, mas arrisco dizer que o seu dia dos namorados no e-commerce vai ser com os produtos que você já tem – e está tudo certo também.

O que não pode é você ficar sem opções de presentes para o dia dos namorados. Mas não produtos quaisquer, aqueles que o seu cliente realmente quer para presentear. Isso vai fazer você criar campanhas direcionadas, capazes de chamar a atenção do consumidor e ainda te trazer uma economia, sem investir em publicidade com algo que não vai ter saída.

Vou te ajudar a decidir o que é uma ótima opção de presente:

Esteja dentro do preço

O dia dos namorados para o e-commerce costuma ser uma das datas mais lucrativas do calendário sazonal de datas comemorativas, justamente pelo seu ticket médio mais elevado. Eu relaciono isso à necessidade que muitos têm de impressionar o seu parceiro.

Mesmo assim, é interessante que as suas opções não extrapolam o que eles estão dispostos a investir. Uma pesquisa feita pela Shopee – que inclusive são nossos parceiros, mostrou algumas informações interessantes sobre quanto os consumidores estão querendo investir no e-commerce para o dia dos namorados deste ano:

  • A média de preço dos presentes vai ser de R$240,00;
  • 50% dos consumidores pretendem gastar até R$130,00;
  • 61% dos entrevistados consideram o preço acessível o principal fator na hora de escolher o que presentear;
  • Bônus: 30% costumam comprar o seu presente de dia dos namorados pelo e-commerce com três semanas de antecedência, 28% com duas semanas, 31% com uma semana e 10,5% comprariam entre 1 e 3 dias antes da data;

Isso quer dizer que você já perdeu uma parte do seu público, mas ainda há muita gente para comprar!

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Fique por dentro dos ítens mais vendidos

Vender para presentear é sempre mais complicado que vendas diretas ao usuário. Você pode ter, por exemplo, um e-commerce de moda e vender durante todo o ano uma blusa estampada. Mas para presentear, pode ser que os namorados não a veja como um bom presente, achando melhor dar uma camisa jeans que nem tinha tanta atenção assim. Entende a diferença?

Por isso que o ideal mesmo é que você já tenha um o seu e-commerce a mais de um ano, o que vai te proporcionar um relatório das edições passadas no seu negócio, sendo possível mapear certinho o que mais saiu.

Agora, se não tiver, tudo bem também. Eu vou compartilhar com vocês dados da pesquisa Dia dos namorados 2021, feita pela Allin, Social Miner e Opinion Box:

  • 19% das mulheres devem comprar algo na categoria esportes;
  • 29% do público masculino pretendem presentear com itens de floricultura;
  • 45% dos homens e 33% das mulheres vão procurar por itens de beleza e cosméticos para presentear;

Mas não se limite a isso. No ano passado, com o início da pandemia, os segmentos apontados pela Compre&Confie como mais vendidos foram: “moda e acessórios”, seguido por “entretenimento”, “ítens para casa e decoração”, “beleza & perfumaria” e “informática & cameras”. Como não mudou muita coisa de lá pra cá, eles ainda são uma boa pedida.

Deixar tudo preparado no Google Ads e lançar campanha

foto de mãos utilizando um notebook. Na tela há o dashboard de uma campanha no Google Ads.

Outra parte bem importante no dia dos namorados do seu e-commerce é a divulgação. Aqui eu nem vou entrar na questão sobre você ter ou não que investir em Google Ads. Todo mundo vai estar, e se você não aplicar também vai estar bem longe das primeiras páginas.

O que eu vou te mostrar é como já deixar tudo organizadinho para quando lançar a sua campanha – que já sabemos que deve ser o mais rápido possível.

Para isso, o seu planejamento deve, basicamente, incluir esses dois pontos:

Segmentação de público-alvo

Aqui está outro ponto em que vejo muita gente cometendo vacilos nas campanhas de dia dos namorados para e-commerce, e não quero que você seja uma delas.

Você que já tem o seu negócio, principalmente de nichos que atendem um determinado gênero, provavelmente já tem uma segmentação padrão salva para as suas campanhas. Mas no dia dos namorados ela vai precisar sofrer algumas alterações pela questão que não são as mulheres ou homens que vão comprar como consumidores. Então vai precisar de uma inversão aí.

Pra dar uma ilustrada melhor na sua segmentação desse público, mais algumas informações dos relatórios da Compre & Confie e o da Social Miner podem te ajudar:

  • Idade
    • No ano passado, o público entre 36 e 50 anos foram os que mais compraram (34%);
    • Em segundo lugar estão aquelas que têm entre 26 e 35 (31,7%);
    • Seguidos por aqueles com até 25 (19%);
    • E, por último estão aqueles acima de 51 anos (15,4%);
  • Sexo
    • Homens foram os que mais pesquisam online informações sobre o que comprar no dia dos namorados, sendo responsáveis por 57,68% das visitas em e-commerces nos 15 dias que antecederam a data;
  • Região
    • 67% das vendas no e-commerce para o dia dos namorados vieram do sudeste, seguidos pelo nordeste (14,4%), Sul (11,5%), Centro-Oeste (5,3%) e região Norte (2,1%);

#DicaAmplia: se tiver alguma dúvida para criar o seu anúncio, é só ler o meu texto sobre os melhores tipos de propaganda para e-commerce. Nele eu te mostro como utilizar o Google Ads e também Facebook Ads, Instagram Ads e dicas de remarketing.

Uso das palavras-chave corretas

Já deu para perceber que a CTA do seu anúncio vai ser muito mais “dê esse ótimo presente para o seu amor” que “compre agora”. Agora, com a segmentação feita, chegou a hora de escolher os melhores termos para criar a sua campanha e ser encontrado pelo máximo de pessoas.

Para encontrar esses termos, você pode contar com o meu guia completo de pesquisa de palavras-chave para e-commerce. Lá eu te mostro certinho como utilizar o KW Planner e onde elas devem aparecer no seu site.

Mas, para você já ir tendo uma idéia do que está em alta, eu fiz uma pesquisa própria e listei alguns termos que tiveram aumento repentino de buscas nos últimos 30 dias:

  • Presente dia dos namorados para homem (mais de 950%);
  • Cesta para dia namorados (mais de 650%)
  • Presente namorados personalizado (90%);
  • Kit dia dos namorados (mais de 250%);

Decorar o site

ilustração em 2d com um cartão de banco, algumas sacolas de compra e um monitor. Nele há uma pop-up de dia dos namorados

Você já sabe o que e para quem vai vender. Mas já pensou em como vai fazer depois que o seu cliente entrar no seu site? Muito se engana quem acha que colocar o clima do dia dos namorados para o e-commerce é mera futilidade.

Na verdade, com algumas alterações você pode ter grandes resultados:

  • Tema comemorativo: independente de ser dia dos namorados, o seu e-commerce já possui clientes recorrentes que visitam o site para comprar algo. Quando você muda as cores e cria um design mais chamativo para a data, eles identificam que você planejou algo e vão logo tratar de saber mais;

  • Nova categoria temporária: você já decidiu quais os produtos serão boas opções de presente do dia dos namorados. Mas e os seus clientes, sabem quais são? Para deixar mais organizado, crie uma nova categoria com “presente para eles” e “presente para elas”, por exemplo;

  • Pop-up: esse é um assunto um tanto polêmico, com muita gente que diz que eles podem irritar o seu cliente mais que ajudar. Mas isso só vai acontecer se você fizer do jeito errado. Se elas não ocuparem toda a tela do computador, oferecerem algum benefício e tiverem um botão bem fácil para fechar podem aumentar a sua conversão em até 50%. Nada mal, não é?

Mas não deixe para executar essas ações mais a frente porque elas podem dar mais trabalho do que o imaginado. Você vai precisar de contar com um designer e, em muitos casos, até um programador, e serviços terceirizados sempre levam mais tempo que o esperado.

Definir preços, condições e mecânicas da promoção

foto de mulher sorrindo olhando para a tela do notebook que ela está segurando com uma mão. Com a outra ela segura uma placa em formato de coração. foto de mulher sorrindo olhando para a tela do notebook que ela está segurando com uma mão. Com a outra ela segura uma placa em formato de coração.

Por mais que a aparência do seu site seja um ponto muito importante, você precisa ter em mente que o seu dia dos namorados para o e-commerce não pode se resumir a fazer o que você sempre fez, mas com uma cara nova. Os clientes querem algo a mais.

Neste sentido, você pode ir em duas direções:

Agregar valor

Como já te mostrei, os kits comemorativos vão estar em alta neste feriado – na verdade, em quase todas as datas comemorativas eles estão.

Eles são uma ótima alternativa para o seu cliente dar um upgrade no presente e você faturar ainda mais – principalmente se tiver algum produto “encalhado” ou perto da data de vencimento, para o caso do e-commerce alimentar e supermercados online.

Isso porque você vai dar um contexto ao produto. Um saca-rolhas, por exemplo, por si só é um péssimo presente. Mas junta a uma garrafa de vinho, duas taças, uma embalagem especial e temos um ótimo presente para o dia dos namorados para o e-commerce.

Não só ótimo, como vantajoso. Individualmente, você não venderia esses três produtos juntos por mais de R$150 porque eles eram só isso. Produtos. Agora, com a nova roupagem eles são uma experiência: uma noite romântica regada a vinho.

O mesmo vale para qualquer outro segmento, de cosméticos à bijuterias. É só identificar as ligações.

Oferecer benefícios

O outro caminho vai ser totalmente oposto ao que eu acabei de mencionar – e sinto lhe informar, mas ao que tudo indica, essa vai ser a direção que a maioria dos clientes vão tomar.

Mais uma vez voltando à pesquisa da Allin, Social Miner e Opinion Box, entre os fatores mais relevantes ao fazer as suas compras neste dia dos namorados pelo e-commerce estão (podiam marcar mais de uma resposta):

  • Bons preços e promoções (75% das respostas);
  • Vantagens no frete (52% das respostas);
  • Receber ofertas e conteúdos personalizados (31% das respostas);

Na mesma linha, aquilo que os fariam desistir da compra é:

  • Taxas de frete ruins (54%);
  • Prazos de entrega ruins (49%);
  • Não confiar que o desconto é real (29%);

Isso quer dizer que não vai ter jeito, você vai ter que pensar em algo para conquistar esses clientes. Opções não faltam, mas para tudo ocorrer bem, você precisa de organização.

Sobre isso, eu posso te ajudar com os meus passos para elaborar uma estratégia de promoções para o dia dos namorados do e-commerce:

  1. Produtos em estoque: já falamos aqui que, provavelmente, você não vai ter tempo de adquirir novos produtos. Mas se fizer uma promoção, você vai ter o suficiente para atender todo mundo?;

  2. Cupons: se você não tem um produto específico para dar uma condição espetacular, que tal oferecer um desconto menor para todos? Um cupom de 5% 10% ou progressivo, a partir de 3 itens.. as possibilidades aqui são imensas;

  3. Logística: naturalmente as suas vendas já vão aumentar, mas com uma promoção esse número vai ser ainda maior. Você vai conseguir entregar todos os produtos a tempo? Qual o dia máximo para entregar até o dia 12?;

  4. Duração: quando vai começar e quando vai terminar a sua campanha? Quando você vai estar com tudo pronto para lançar a promoção? Vai se estender, criando uma “ressaca de dia dos namorados”?;

  5. Frete grátis: você viu como esse fator é importante para o seu público, mas você consegue bancar sozinho o valor do envio? Vai ser preciso determinar regiões mais próximas ou abrangência nacional? Pense nisso também.

Seja na estratégia de promoção que você vai utilizar, ou em qualquer outro ponto desse checklist de dia dos namorados para o e-commerce, o segredo é você ver até onde consegue ir.

Seja com o investimento em Ads, cupons de desconto, frete grátis ou mudar o layout do seu site, tudo o que eu falei aqui com certeza vai te trazer resultado e aumentar as suas vendas, mas também vai te gerar um custo.

A chave é saber o quanto você vai precisar cobrar pelo produto para ter um lucro de verdade. Sem essa perspectiva, pode ser que você venda mais, mas não cubra os gastos que vai ter.

Para encontrar o valor ideal, veja como calcular o mark-up de cada produto do site. Assim você vai saber qual o valor mínimo que você deve vender para pagar a operação. Tudo acima disso será o seu lucro!

Boas vendas e um ótimo dia dos namorados.

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