Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

5 livros sobre e-commerce para comprar agora

Você já percebeu que no fim das contas, o sucesso de um e-commerce está diretamente ligado às decisões que seu gestor toma? Muitas vezes elas até parecem ser intuitivas, mas na verdade não são. Intuição nada mais é que seu conhecimento armazenado. E para adquirir conhecimento, eu listei nesse texto 5 livros sobre e-commerce simplesmente fundamentais

Então vamos lá que tem muita coisa boa nas áreas de estratégia, implementação e gestão de um negócio te esperando. Vem comigo!

1. Iludido pelo acaso – Taleb Nassim

capa do livro “iludidos pelo acaso”, escrito pelo autor Nassim Nicholas Talex. Com cores terrosas, a capa tem a ilustração de duas metades de gato caminhando.

Falando em intuição, coincidência ou não, um dos primeiros livros sobre e-commerce que eu selecionei fala sobre como a interferência da sorte – ou melhor, aleatoriedade – afeta as nossas decisões.

Tudo isso pelo olhar de um estatístico que atua principalmente na bolsa de valores, que é o pano de fundo deste livro.

Só com essas informações já deu para você entender que essa opção de livros sobre e-commerce, na verdade, justifica que a sorte (assim como a intuição, segundo minha experiência) não existe. É tudo uma questão de probabilidade.

No livro, ele diz que muitos amadores na bolsa de valores se dão super bem em suas primeiras aquisições e acreditam que são experts no assunto, ou então que tem um “faro” para o negócio. Alguma similaridade entre esses traders e marinheiros de primeira viagem de e-commerces?

Bem, na verdade, segundo Nassim, isso pode ser ou conhecimento adquirido ou a aleatoriedade. Em tudo na vida há probabilidades comprovadas de sucesso ou não.

Enfim, esse livro vai te ajudar a conciliar o lado emocional e o racional do seu cérebro com exemplos de Wall Street, teorias e práticas que podem ser empregadas nas tomadas de decisões do seu e-commerce, gestão e também na vida.

2. Gestão de e-business e e-commerces – Dave Chaffey

Capa do Livro “Gestão de e-business e e-commerce”, escrito por Dave Chaffey. A ilustração da capa é um mouse e seu fio formando um carrinho de compras.

Se o primeiro título utiliza de comparações a respeito da bolsa de valores para dar insights sobre o modo como tomamos decisões, o segundo da indicação de livros sobre e-commerce é um verdadeiro guia para qualquer um que deseja empreender no meio digital enfrentar os desafios do primeiro e-commerce.

Neste livro, Dave Chafey aborda as questões-chave de um tomador de decisões dentro deste meio que, dificilmente, você encontra em outras biografias.

Por exemplo, você já achou alguma bibliografia falando com justificativas críveis e exemplos quanto investimento será necessário para seguir neste caminho? Pois então, esse é um dos capítulos desta indicação de livros sobre e-commerce. Nele você vai encontrar ainda:

  • Que abordagem à estratégia do e-business devemos tomar para sermos bem sucedidos?
  • Quais serão os processos que devem ser nossas prioridades?
  • Será necessário adotar novos modelos de negócio e receita?
  • Quais são as principais mudanças que precisarão ser feitas na organização para facilitar o e-business?

Esse deve estar na minha e também na sua lista de melhores livros sobre e-commerce. Isso porque ele traz detalhes ricos, com diversos casos da indústria que deram certo em relação às estratégias de marketing, plano de negócios e sobre como lidar com a sua equipe. E o melhor, indo direto ao ponto.

3. Regras de Conteúdo – Ann Handley e C.C. Chapman

Capa do livro “Regras de Conteúdo”, escrito por Ann Handley e C.C. Chapman. Em um fundo azul as letras do título são apresentadas dentro de pequenos círculos.

Chegamos ao meio dessa lista de livros para e-commerce com uma obra que vai te ensinar como escrever. O fato é que a redação está todos os contatos que você tem com o seu público, portanto o que Ann Handley e C.C. Chapman nos escrevem é como direcionar a sua escrita de um jeito mais preciso e humanizado.

Se você alguma vez na vida já quebrou a cabeça pensando em como escrever a descrição de um produto no seu e-commerce, um blog, e-mail marketing ou mesmo um post nas mídias sociais, sabe do que eu estou falando. E é justamente nestas tarefas que esse terceiro dos livros sobre e-commerce vai te ajudar.

“Regras de Conteúdo” é um memorando completo de como você deve contar histórias, conciliando credibilidade, humanidade e até uma pitada de humor. Após terminar a leitura, tenho certeza de que vai estar pronto para bolar campanhas como as de natal da Coca-Cola (um dos clientes de C.C. Chapman).

Ainda mais sobre Ann Handley (para quem lê em inglês) – Everybody Writes

Tenho mais um desses livros sobre e-commerce para você aperfeiçoar ainda mais a sua escrita em todos os canais em que você se comunica com o seu público.

O que Handley diz nesse livro é que, na verdade, todo mundo sabe fazer um texto, então onde precisamos nos lapidar – e o que ela nos ensina -, é como direcionar a sua escrita de um jeito mais preciso e humanizado. Incrível, não?

4. A fórmula do lançamento – Jeff Walker

Capa do livro “A fórmula do lançamento”, escrito por Jeff Walker. Em um fundo azul há um símbolo de “power” com uma seta.

Essa lista não foi feita por ordem de importância, já que aborda as diferentes faces de um negócio online. Mas, se fosse, com certeza este aqui teríamos um hors concours dos livros sobre e-commerce.

Esse posto se dá devido à tamanha revolução que Walker conseguiu ao criar este método, sendo inclusive a base para o que o Erico Rocha faz hoje aqui no Brasil.

O livro tem uma pegada por vezes exagerada e mais parecendo o discurso de um coach. Mas o fato é que se você deseja vender qualquer coisa online, seja no seu e-commerce, marketplace ou mesmo infoprodutos com o boom do hotmart, esse deve ser um dos seus livros de e-commerce de cabeceira.

Sempre com uma linguagem bem próxima, relacionando os ensinamentos do livro com as próprias experiências, Walker ensina tudo o que você precisa saber com os gatilhos mentais capazes de estimular o convencimento dos seus clientes na consideração de compra.

Além desses gatilhos, você ainda encontra diversas ferramentas de marketing para cada etapa da vida do seu produto, do pré-lançamento, com listas e “tiros de alerta” até o momento após ele entrar no ar.

Convenhamos, mesmo que você já tenha um e-commerce no ar, lançamentos de novos produtos, campanhas e ofertas sempre farão parte da sua rotina. Então, seja qual for a fase do seu negócio hoje, esse é um dos livros sobre e-commerce deve te acompanhar.

Sempre com uma linguagem bem próxima, relacionando os ensinamentos do livro com as próprias experiências, Walker ensina tudo o que você precisa saber com os gatilhos mentais capazes de estimular o convencimento dos seus clientes na consideração de compra.

Além desses gatilhos, você ainda encontra diversas ferramentas de marketing para cada etapa da vida do seu produto, do pré-lançamento, com listas e “tiros de alerta” até o momento após ele entrar no ar.

5. Startup: o manual do empreendedor – Steve Blank e Bob Dorf

Capa do livro “Startup, manual do empreendedor”, escrito por Steve Blank e Bob Dorf. Em um fundo branco há um manual de peças.

A últimas das indicações de livros sobre e-commerce aborda um tema bem atual: a criação de uma Startup. Por mais que o conceito seja relativamente novo e por vezes confundido apenas com uma empresa em fase inicial ou qualquer negócio online, na verdade StartUp é uma empresa criada por pessoas com veia empreendedora e, principalmente, que seja escalável.

Se o seu plano de negócio possui essas características, esse deve ser o primeiro dos livros sobre e-commerce que você deve ler e que “vai te acompanhar entre 06 e 30 meses”, como sugere seus autores.

O diferencial aqui é justamente esse: começa do zero, quando a sua empresa é apenas uma ideia, e te direciona até quando ela estiver consolidada, podendo inclusive deixar de ser uma startup.

Entre os passos deste manual estão a validação e originalidade da sua ideia, o estudo e desenvolvimento de clientes, determinação do MVP (ou mínimo produto viável) e as chances de sucesso do negócio, bem como acompanhamento e como fazer alterações ao longo do processo.

Foto de um homem de costas no alto de um terraço lendo um livro.

Então é isso, como eu disse no começo do texto, só com conhecimento você vai ser capaz de, mesmo que empiricamente, tomar decisões mais acertadas no seu e-commerce. E pode ter certeza: em algum momento, um ensinamento de qualquer um desse 5 livros sobre e-commerce vai ser muito útil para a sua trajetória de sucesso.

Hoje, em meio ao bombardeio de informações que recebemos a todo instante, o cliente só vai conectar com a sua loja e se tornar um consumidor recorrente se o seu conteúdo for interessante. E esses livros sobre e-commerce podem agregar no seu negócio, então o que acha de criar conteúdos relevantes e que acrescentem no dia do seu cliente?

Se você quer produzir posts, emails-marketing e conteúdos do site capazes de prender o seu público, o meu guia prático de redação para e-commerce é o texto ideal para você.

Tenha uma ótima leitura!