Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como tirar fotos para loja virtual?

No e-commerce, as fotos são a única forma que o seu cliente tem de ver como realmente é o produto que ele pretende adquirir. Por isso é tão importante saber como tirar fotos para a loja virtual: elas são os olhos do cliente.

As boas fotos são aquelas capazes de despertar o desejo de compra. Funciona como nas peças de uma vitrine: se algo bonito chamar a atenção, o cliente para, olha, e compra sem pestanejar.

É isso que todo mundo quer em um e-commerce – produtos que se vendem sozinhos. Veja nesse texto como dar o primeiro passo: como tirar fotos para loja virtual que vendem muito.

O que boas fotos para loja virtual precisam mostrar?

Antes de entrar na prática de como tirar fotos para loja virtual, acho bom você saber o que o seu cliente quer ver e, por consequência, o que você precisa mostrar:

Para isso, a primeira orientação é que você nunca coloque só uma foto divulgando um produto no e-commerce. Além de não mostrar todas as informações que o seu cliente procura, isso desperta até uma falta de confiança ao que você pretende vender.

Baixe o e-book grátis!

Dito isso, agora vou te mostrar a minha recomendação de sequência para fotos de produtos em geral:

1. Foto geral do produto: quando for tirar fotos para loja virtual, a primeira do álbum deve ser o produto real, com todos os itens que vem na embalagem, tirada na altura dos olhos e com close, para ser o mais fiel possível.

Foto padrão de uma casa de bonecas para e-commerce, retratando o máximo de itens.

2. Fotos de detalhes: a foto geral pode não mostrar todos os diferenciais do produto como um encaixe diferente, a textura do material, ele montado e desmontado, algo que estava na parte de trás, etc. A ideia aqui é pensar nos atributos que podem convencer o seu cliente, nos detalhes que ele pode estar procurando…

Foto aproximada do detalhe de uma camisa branca. Sua gola é diferenciada, com uma camada interna e além disso, seu botão é quadrado, o que pode chamar atenção.

3. Foto que mostre a dimensão do produto: muitas vezes pode ficar difícil de entender o tamanho de um produto apenas pela descrição e foto, principalmente para brinquedos, móveis e itens de decoração. Elas podem ser editadas ou inseridas em cenários.

Foto em fundo branco de um despertador azul estilo retrô, com sancas em cima. Há setas indicando a sua altura e largura.

4: Foto que mostre o produto em situação de uso: isso tem uma função dupla: ver a proporção, aderência e caimento do produto e também dar uma forcinha no que eu disse de despertar o interesse do consumidor. Com alguém manuseando vai ser bem mais fácil essa tarefa.

foto de divulgação de batom com uma bonita mulher aplicando em sua boca. A imagem captura apenas batom lábios e nariz.

Como eu disse no início desse tópico, essa é a minha sugestão para quem deseja tirar fotos para loja virtual de modo geral, mas em alguns casos ela não se aplica: nos segmentos de moda, alimentício e para lojas em mídias sociais é interessante que as fotos em situação venham antes, então é bom ficar de olho nisso.

#DicaAmplia: se você quer ter uma participação efetiva nas mídias sociais é essencial um plano de divulgação, e para isso, veja o meu guia básico de marketing digital para e-commerces.

Bom, agora que já está tudo resolvido em relação ao que mostrar nas fotos, chegou a hora de entrar em como tirar fotos para loja virtual.

Todas essas situações que eu mostrei podem ser resolvidas em dois modelos de fotografias: utilizando uma caixa fotográfica ou então criando um ambiente. É isso que vamos trabalhar agora:

Tirando fotos utilizando caixa fotográfica (ou mini estúdio fotográfico)

pessoa fotografando com uma câmera profissional uma moto de brinquedo em caixa de mini estúdio fotográfico.

Segundo o SEBRAE, para 67% dos consumidores, a qualidade da foto do produto influencia na decisão de compra. Pensando nisso, se você pensa em tirar fotos para loja virtual do jeito mais profissional possível, eu indico fortemente que invista em um mini estúdio fotográfico.

Basicamente, ele é uma caixa branca e iluminada em que você coloca os seus produtos para fotografar.

Falando assim parece algo bem simples, mas eu garanto que elas vão trazer um resultado único para as suas fotos de produto. Isso porque você está tirando fotos em um ambiente controlado, com a iluminação certa e sem invasão de cores, deixando tudo mais real e até facilitando na hora da edição.

Vai por mim, se você quer tirar fotos para loja virtual, vale o investimento. Hoje existem modelos a partir de R$150,00 na internet que já cumprem muito bem o seu papel.

Para te ajudar nessa decisão vou te mostrar o que precisa ser levado em conta ao comprar a sua:

Fundo infinito: ela não deve ter arestas entre os lados. Um fundo com bordas infinitas dão mais profundidade à foto e não deixa claro que foram tiradas em um espaço de 60×60.

Lâmpada branca difusa: elas são ideais ao tirar fotos para loja virtual porque realçam as cores do produto e sua luz se espalha por várias direções, deixando uma sombra suave com aparência profissional. Algumas caixas não vem com iluminação inclusa, observe isso.

Várias cores de fundo: na verdade, as que você vai utilizar mesmo são a branca que é a padrão, a preta para tirar fotos de produtos claros ou mais luxuosos ou a verde, que serve como chrome key. Outras cores podem causar invasão nas fotos, deixando o produto diferente do que é e dificultando a edição

Ser montável: parece besteira, mas isso é bem importante caso um dia você precise tirar fotos para loja virtual fora do local de costume. Elas são bem frágeis e o branco pode manchar facilmente.

Acredite, com uma caixa fotográfica que tenha essas quatro características fica fácil conseguir um resultado profissional quando for tirar fotos para loja virtual. Pensando assim, o investimento desse equipamento é bem menor que o de uma câmera de alta performance.

Como tirar fotos em uma situação real de uso

foto de uma TV no cenário de uma sala que passa a ideia de sofisticação mas sem roubar a atenção do aparelho. Há uma imagem de alto contraste na tela.

Fotos mais técnicas, que mostram a realidade do que é o produto, é um fator fundamental para cumprir o trabalho de demonstração. Mas para convencer o seu público, você pode complementar com mais personalidade ao tirar fotos para loja virtual.

Pensando nisso, se antes eu dei uma dica mais genérica, que serve para praticamente qualquer tipo de produto (desde que caiba na caixa), agora vou tentar englobar todos os meios possíveis. Para fazer essa lista, eu me baseei em alguns dos cinco melhores produtos para vender na internet:

#DicaAmplia: Se você for vender seus produtos em marketplaces deve tomar muito cuidado com a composição da foto e deixar bem claro na descrição o que está sendo ofertado, ou então eles podem barrar o seu anúncio. Por exemplo: um jogo de painel + mesinha de centro: se a oferta for pelos dois itens, ótimo, se não, tomar muito cuidado para não enganar o seu cliente.

Fotos de eletrônicos: retire todos os outros eletrônicos que podem roubar atenção do produto. Para uma TV por exemplo, uma parede com alguns itens de decoração e plantas já está ótimo. Outra dica é tirar fotos de monitores, notebooks, celulares e afins desligados e colocar alguma imagem na pós-produção.

Fotos de cosméticos: ao tirar fotos para a sua loja virtual de cosméticos, escolha luzes mais frias, que dão uma sensação maior de limpeza. Aqui o mistério cai bem, para isso use apenas partes como o pescoço e queixo para perfumes, bochecha para cremes de skin care e mãos e boca para batons.

Fotos de eletrodomésticos: aqui também vale a regra de iluminação mais fria ou branca para passar uma ideia de limpeza. Tons mais quentes podem dar a impressão que eletrodomésticos da linha branca estão velhos. Sobre o cenário é que complica um pouco, já que geralmente é bem carregado, mas procure utilizar no máximo duas cores predominantes para garantir a harmonia.

Fotos de decoração e móveis: se a idéia é transmitir conforto e um toque de sofisticação ao tirar fotos para loja virtual de decoração, cores mais amareladas caem super bem. Para fotos mais amplas, escolha um canto e tire do alto, assim vai passar uma sensação de grandeza. Para objetos específicos, você pode tirar fotos de uma mesa, poltrona ou estante mudando o enquadramento e sua sala parecerá várias diferentes.

Fotos de moda: tirar fotos para loja virtual de moda é um dos trabalhos que mais lhe permite inovar na criatividade, mas também que também facilita os erros. Mas a regra básica aqui é tentar entender o perfil do seu público e trabalhar uma linha que agrade, seja mais descolada ou clássica.

Na verdade, se eu fosse falar todas as técnicas e pontos de atenção que envolve uma foto de moda, daria para fazer mais um texto inteiro. E na verdade, foi isso que eu fiz! Um guia bem completo com todos os detalhes de como tirar fotos de roupas para vender.

Esse guia é tão completo que eu recomendo para qualquer um que deseja tirar fotos para loja virtual, independente do segmento, já que nele eu aborto questões como iluminação, direcionamento de modelos, programas de edição e muito mais. Então não deixe de conferir.

Te espero lá!

Monte seu site hoje com o Amplia