Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como encontrar fornecedores?

Como encontrar fornecedores? Para quem está começando no e-commerce, esse é o primeiro passo: saber o que vender e de quem comprar. Muitas vezes, inclusive, são os fornecedores que ditam o tipo de negócio que você vai abrir.

Sim, é verdade. Um bom fornecedor faz tanta diferença no seu e-commerce que muitas vezes o próprio e-commerce é definido pelas parcerias que você faz. Muito mais do que se apegar a um tipo específico de produto, as lojas virtuais surgem da oportunidade de comprar barato e ter uma boa margem de lucro em cima de cada venda.

Só que a dúvida de muita gente que está começando no e-commerce está, justamente, em como encontrar fornecedores. Onde achar essa parceria que define o e-commerce todo? Por onde começar a procurar? Nesse texto eu te mostro 5 maneiras de encontrar o melhor fornecedor para o seu negócio. Vamos lá?

Homem entregador conferindo caixas no porta malas de carro.

1 – Como encontrar fornecedores na internet?

A internet é o refúgio de muitos lojistas na busca por fornecedores. Mas existe um problema quando se procura por lá: a maioria das pessoas também teve a mesma ideia.

Quais os termos que você vai usar para encontrar fornecedores na internet? “Fornecedor de sapatos” ou “fornecedor de eletrodomésticos”, algo assim, não é? Muitos outros lojistas estão procurando exatamente do mesmo jeito. E aí essas primeiras posições do Google vão ficando cada vez mais competitivas e os preços cada vez mais similares.

É possível encontrar fornecedores no Google, mas o trabalho é lento e requer bastante pesquisa. Vá além da primeira e da segunda página. Tente comparar preços e fazer as contas considerando uma boa margem de lucro, pra você ver o quanto aquele preço vai te impactar. Se não funcionar, é melhor procurar de outras maneiras, especialmente de forma presencial.

Smartphone aberta na página principal do Google em cima de um computador cinza.

Como encontrar fornecedores é uma parte tão importante do e-commerce que só pesquisar na internet, às vezes, não é o suficiente. Aliás, muitas vezes não é. É muito interessante fazer essas pesquisas in loco para encontrar novas parcerias. Você vai ver esse tema se repetir em vários outros tópicos ao longo desse texto, começando já pelo próximo.

Aviso: como encontrar fornecedores durante a pandemia?

Atenção: por conta da pandemia do novo coronavírus, não é um bom momento sair de casa para fazer visitas. O melhor a se fazer é buscar maneiras de encontrar e conversar com fornecedores via aplicativos online, como Zoom, WhatsApp e etc. Mas, se você precisar sair, algumas recomendações:

  • Use sempre a máscara;
  • Não chegue muito perto das pessoas (mantenha distância de 2 metros, como recomendado pela OMS);
  • Fique dentro do carro o máximo possível;
  • Higienize as mãos com álcool em gel sempre que lembrar ou tocar em algo;
  • Ao chegar em casa, troque de roupa e tome um banho.

2 – Visite polos industriais relacionados ao seu segmento

Já sabe o que vai vender? Uma ótima maneira de encontrar fornecedores é visitando polos industriais relacionados com o segmento. Com certeza você vai encontrar ou os produtos que está procurando, ou já vai sair de lá com fornecedores parceiros.

Existem cidades inteiras Brasil afora que são consideradas polos industriais. Nova Serrana, em Minas Gerais, é o polo industrial de sapatos. Goiânia é o polo de confecções. Uma visita breve a esses lugares, coisa de três dias a uma semana, já podem render ótimos resultados.

Agora, se você ainda não sabe o que quer vender, uma ótima dica é procurar polos industriais na sua região. Entender o que se fabrica nas proximidades dá uma boa ideia do tipo de fornecedor que você vai encontrar, o que já define o que você vai vender.

Homem usando máquina para cortar madeira.

3 – Ir em eventos de distribuição, suprimentos e e-commerce

Como encontrar fornecedores, você pergunta? Indo até onde os fornecedores estão. E eles sempre vão estar em eventos nacionais e internacionais voltados para e-commerce e distribuição.

Se você já vende ou tem um segmento em vista, o melhor a se fazer é procurar eventos específicos da sua área. Você vai conhecer muitos, mas muitos fornecedores mesmo, e o melhor é que já consegue conversar sobre suas necessidades específicas e tentar conseguir um bom negócio para seu e-commerce.

Mas, se você ainda está pesquisando fornecedores, é muito interessante participar de eventos como o Fórum E-commerce Brasil e o B2W Summit. Nesses eventos você vai encontrar muitos distribuidores e importadores, o que é ótimo para fechar bons negócios.

Homem e mulher de negócios apertando mãos em frente à platéia.

Tome cuidado com importadores do Paraguai

Só tome cuidado com importadores e distribuidores de produtos muito pequenos e corriqueiros. Muitos deles são importados do Paraguai e podem ser vendidos pra você com uma margem que te inviabiliza no mercado.

Imagine: você entendeu como encontrar fornecedores e passa a comprar com um importador do Paraguai. Essa pessoa te vende com uma margem, então você compra o produto um pouco mais caro do que ele seria se vendido lá no Paraguai.

Mas você vai encontrar pessoas que compram lá e que revendem elas próprias no seu e-commerce a um preço muito mais barato que o seu. E aí você acaba perdendo na competição de preços.

4 – Buscar importadores e distribuidores no seu “habitat”

Essa também é uma dica muito interessante para quem está começando a entender como encontrar fornecedores: não existe um jeito padrão ou ortodoxo. No mercado, vale tudo.

Se você quer encontrar fornecedores que trabalhem com importação, vale a pena ir atrás de contêineres sendo descarregados em regiões portuárias e perguntar para o dono de quem ele compra. Isso é perfeitamente normal e natural, são só duas pessoas de negócio conversando.

Também vale a pena passar por lojas físicas movimentadas e ver quem são os distribuidores fazendo entregas. Só assim você já consegue vários contatos de fornecedores para ligar e negociar os melhores preços.

Vários contêineres coloridos nas cores vermelho, amarelo, azul e laranja empilhados

Uma outra estratégia bem bacana de como encontrar fornecedores é partindo do próprio produto. Isso vale, principalmente, para quem já sabe o que quer vender e que pode até já ter um fornecedor querendo fechar negócio.

Mas como encontrar fornecedores partindo do produto? Bom, todo produto vem com um código de barras (EAN). Você pode usar esse código para pesquisar pelas especificações da mercadoria.

Depois, é só jogar no Google para encontrar fornecedores próximos que o vendem. Algumas plataformas mais avançadas permitem que você pesquise pelo EAN de um produto de fabricação nacional e encontre o CNPJ do fabricante.

5 – Contar com a ajuda de parceiros como o Amplia Vendas

Nós aqui do Amplia Vendas sabemos como encontrar fornecedores pode ser difícil. O nosso trabalho é facilitar a sua vida da melhor maneira possível. Por isso temos uma rede de parceiros para te ajudar nessa tarefa.

E isso fica ainda melhor se você quer trabalhar com o dropshipping nacional, que é de longe o melhor modelo para se operar com estoque zero. Temos parcerias com várias indústrias brasileiras que estão dispostas a trabalhar dessa maneira, inclusive com algumas já trabalhando assim.

Porque nós não conversamos mais sobre isso? Adoraria te mostrar como funciona o nosso sistema de parcerias com fornecedores. Entre em contato comigo aqui pelo site que podemos conversar melhor.

Um abraço e até a próxima!