Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como começar um blog no e-commerce?

Como começar um blog no e-commerce? Aliás, vamos rebobinar a fita um pouco: por que começar um blog no e-commerce? O que é que um blog tem a ver com vendas?

Bom, ele tem muito a ver, especialmente a longo prazo. Segundo uma pesquisa recente da Hubspot, 54% das pessoas entrevistadas gostariam de ver conteúdo da sua marca preferida. E todo mundo sabe que o Google é o site mais acessado do mundo há anos e anos.

É isso que você precisa saber quando se perguntar porque e como começar um blog no e-commerce. Na verdade, a lógica é bem simples: ele vai aumentar suas chances de aparecer no Google e ainda vai servir como conteúdo para os seus clientes mais fiéis.

Hoje eu vou te mostrar como começar um blog no e-commerce do zero e como criar sua estratégia de conteúdo. Vamos começar?

 Pessoa digitando em computador com uma xícara ao lado

Como começar um blog no e-commerce?

Vamos começar com a parte técnica primeiro, depois conversamos melhor sobre o que postar – a parte editorial do trabalho e a que você vai gostar mais.

Antes de tudo você precisa entender como começar um blog no e-commerce olhando para as ferramentas disponíveis no mercado. Hoje, a maneira mais comum é por meio do WordPress, uma plataforma gratuita e opensource que permite a criação não só de blogs, mas de sites inteiros.

Inclusive, ele é a ferramenta que citamos quando falamos de loja virtual própria X plataforma de e-commerces.

Veja o passo a passo que você precisa seguir pensando no lado técnico:

1 – Configurando seu layout e painel

O primeiro passo para quem quer saber como começar um blog no e-commerce é estudar. Você precisa aprender a usar o WordPress.

Ele não é muito complicado, mas você precisa de uma certa ajuda profissional para começar o trabalho. Ou você contrata alguém pra desenvolver ou a solução é estudar mesmo.

Eu te recomendo, para estudo, assistir a esse mini tutorial. Ele já ajuda bastante, mas você ainda vai precisar de, pelo menos, um dia inteiro para aprender a usar a ferramenta e entender esse primeiro passo de como começar um blog.

Basicamente, a primeira coisa que você vai fazer é criar uma conta no WordPress.org. A ferramenta é inteira em português, então não tem muito mistério aí. Depois, é só baixá-lo e começar a criar o seu layout.

A criação do layout é mais fácil do que parece. No próprio site do WordPress você vai encontrar uma aba chamada “temas”. Esses temas são blogs já “pré-prontos” que você instala e consegue editar o que quiser de um jeito muito simples. Se você já assistiu esse vídeo aí em cima, vai entender bem o que eu estou falando aqui.

Captura de tela da página “Temas” do site WordPress.org.

Instalou um tema? Veja o que você quer manter ou remover e vá fazendo os ajustes como preferir. A ferramenta também dá suporte a plugins específicos, que podem ser uma caixa de comentários, um contador de visitantes e muito mais. Tudo baixado diretamente pelo site do WordPress.

Tudo certo até aqui? Se tiver alguma dúvida mais específica, já aproveita pra anotar e deixar nos comentários logo abaixo que eu te ajudo com o que você precisar. Mas agora vamos para a próxima parte técnica de como começar um blog no e-commerce.

2 – Configurando o seu domínio

Como começar um blog no e-commerce não é um trabalho tão difícil. A parte mais complicada você acabou de fazer – criar a estrutura no WordPress. Agora, é preciso registrar seu domínio.

Qual é o nome do seu blog? O domínio é o nome do seu site, que precisa coincidir com o nome do próprio blog. Se o nome do blog for “Tudo Sobre Silk”, o domínio pode ser www.tudosobresilk.com.br.

Esse domínio, porém, precisa ser comprado no Registro.br. Lá você pesquisa pelo nome do seu domínio e vê se ele está disponível e qual é o preço para registrá-lo.

Print do site Registro.com com a pesquisa sobre o domínio Tudo sobre silk.

Está disponível? Maravilha. Agora é só clicar em Registrar para ser levado a uma tela de cadastro. Els vão te pedir as informações de sempre: CPF, nome completo, endereço, forma de pagamento, etc.

Depois que você preencher tudo, esse domínio passa a ser seu – você só precisa colocar seu blog criado no WordPress dentro dele. Esse trabalho é o que chamamos de hospedagem.

3 – Hospedando o seu site

Você já criou o blog e comprou o domínio, certo? Mas onde esse blog vai ficar? Tudo na internet está em algum lugar fisicamente, em algum servidor. Hospedar seu blog é basicamente colocá-lo no servidor de alguém para que ele apareça na internet.

Normalmente, esse trabalho é feito por sites especializados. Muitos deles com décadas de mercado, como é o caso da Hostgator, por exemplo.

Captura de tela da página “Planos” do Hostgator.com.br
Tabela de preços do Hostgator, que é o serviço mais popular hoje. E não, não estamos sendo patrocinados 🙂

A hospedagem também precisa ser paga, mas não é muito cara. Os preços variam de acordo com a quantidade de visitas que seu blog tem, mas como você está começando, o valor é bem pequeno.

Pronto, até aqui te expliquei tudo o que você precisa saber, tecnicamente, para entender como começar um blog no e-commerce: criação do tema com o WordPress, registro de domínio e a hospedagem do site. Nada muito complicado, certo? Em menos de uma semana você consegue colocar tudo no ar. Agora vamos entrar no lado editorial?

#DicaAmplia:

O próprio WordPress pode fazer a hospedagem, dependendo das configurações que você fizer. Porém, para um site mais profissional, é interessante ter o seu próprio domínio. Por isso recomendamos essa prática um pouco mais complexa e custosa, mas nem tanto.

Como começar um blog no e-commerce: o editorial

Essa é a parte “fácil” do blog, por assim dizer, já que não envolve muito conhecimento técnico. Aqui, o que vai comandar é a sua habilidade na estratégia de conteúdo e na escrita de ótimos textos.

É bastante recomendado que você entenda um pouco sobre SEO e marketing de conteúdo para saber sobre o que escrever. Leia esse texto que eu fiz algum tempo atrás sobre marketing digital para e-commerce, observe, principalmente, a parte que fala sobre pesquisa de palavras-chave. Mas vamos retomar o assunto logo logo.

Preparado? Então vamos falar de escrita!

1 – Definindo o que você quer (e precisa) falar

Entender como começar um blog no e-commerce também está relacionado com como começar a escrever. Você simplesmente abre uma página e começa? Não é bem por aí.

Todo blog no e-commerce serve, principalmente, para trazer conteúdo relacionado ao seu segmento. O ideal é que você junte algumas pautas (ou temas) interessantes e as organize em uma planilha com datas.

E todas essas pautas precisam ter palavras-chave correspondentes, ok? Já leu nosso texto sobre o assunto? Vou explicar rapidamente: palavras-chave são os termos que as pessoas usam para pesquisar sobre algo no Google. Você pode encontrá-las por meio de ferramentas gratuitas como o Keyword Planner do Google ou o Ubersuggest, do Neil Patel.

O que você precisa fazer é escolher as pautas, buscar por palavras-chave e depois pesquisar nessas ferramentas. As palavra-chave que tiverem mais pesquisas e menos concorrência são as melhores. No final, você vai ter um documento mais ou menos assim:

Print do calendário editorial do Blog Amplia Vendas.
Esse é o nosso próprio calendário editorial aqui pro blog Amplia.

Isso é um calendário editorial. Fácil e simples de fazer até pra quem não faz a menor ideia de como começar um blog no e-commerce. Vamos recapitular?

Passo 1 – Criar um calendário editorial:

  • Escolha assuntos relevantes para o seu produto ou sua loja;
  • Pesquise palavras-chave interessantes;
  • Defina datas de publicação.

Pronto! Agora é o passo 2:

2 – Escrevendo o texto

Lembra das palavras-chave? Agora é hora de escrever o texto, você precisa usá-las com certa frequência. Normalmente, 1% do texto é composto por elas. Então, se o seu texto tem 700 palavras, sua palavra-chave precisa aparecer, no mínimo, 7 vezes.

Além disso, o texto precisa estar dividido em headers. Os headers são esses separadores que você está vendo aqui. O maior é o header 2, o menor, header 3. O título da sua página é o header 1.

A escrita para blogs não é muito complicada, mas para ter os melhores resultados compensa muito buscar uma agência especializada em conteúdos assim ou profissionais freelancers. Normalmente, um texto não fica mais de R$ 100,00, dependendo do seu nível de complexidade.

Escreveu o texto? Então pronto: você não só aprendeu como começar um blog no e-commerce como já começou. Mas ainda tenho uma última palavrinha pra você:

Mulher loira com notebook no colo e produtos de beleza ao seu redor. O teclado do notebook é colorido.

Como começar um blog? O que eu posso esperar de um blog no e-commerce?

Se você entrar na internet e pesquisar por como criar um blog no e-commerce, vai se deparar com algumas promessas um pouco descabidas. Vão dizer que seu tráfego no site vai aumentar da noite pro dia e que você pode esperar taxas de conversão que passam dos 20%.

Não é por aí, mas também é.

A questão é que um blog pode sim gerar muitas vendas, mas isso vai demorar um pouco. Um blog pode, com toda certeza, trazer muito mais tráfego para o seu site. Mas… é, vai demorar um pouco.

Normalmente, um blog no e-commerce vai apresentar seus primeiros resultados depois de 6 meses a 1 ano. E isso levando em consideração que seu site está de acordo com tudo o que o Google precisa para rankeá-lo na primeira página.

Então, se você está querendo resultado rápido, procure uma agência especializada em SEO para construir seu blog. Mas, se você quer começar sozinho e ir levando na medida do possível, os primeiros resultados realmente demoram um pouco para aparecer. E depois que começam, vão dando resultados melhores também pouco a pouco.

Bom, é isso. Espero que você tenha entendido como começar um blog no e-commerce e que consiga criá-lo. Caso precise de ajuda, é só me chamar aqui nos comentários que conversamos, ok?

Ah, e não deixe de acompanhar nosso blog. Tem conteúdo igual a esse toda semana te esperando. Te vejo no próximo texto 😉